Rio Brazos* abaixo do Lago Possum Kingdom, Palo Pinto County, Texas
Original por Adriana Helena**
The Walkers é uma banda europeia, formada na cidade de Maastricht, Holanda, em 1964. Em 1971 eles lançaram o single, "There's No More Corn On The Brasos" com estilo passeando pelo folk, country music e rock.
Com seu canto lamurioso, introduzido por flautas melancólicas e um ritmo ponteado pelos ruídos de correntes sendo arrastadas, "There's No More Corn On The Brasos " se tornou o maior (e único) êxito dessa banda.
A música, seguindo uma linha de melodias de protesto (música folk), muito popular nos anos 60 e 70, era na verdade derivada de uma canção norte-americana tradicional chamada "Ain't no more cane on the Brazos", que continha praticamente os mesmos versos, mas se referia a cana (cane) na letra original, ao invés de milho (corn).
A sonoridade romântica da música do The Walkers , formada por um dedilhado de guitarra de Gert Michelsen, a voz melancólica do cantor Torben Lendager, uma introdução com sonoridade de flauta andina chorosa e um coro lento de o-ohoo a cada frase deram a fórmula deste sucesso, inesquecível para muitos ainda, com toda a certeza.
Pois é... ainda é engraçado pensar que, no Brasil, muitos romances foram embalados por uma música que fala sobre violência contra presidiários negros em plantações de milho ( Que na letra original era cana).
Mas a melodia conquistou os brasileiros.
Original
There's No More Corn On The Brasos | The Walkers
There's no more corn on the Brazos - o oho oho
They grinded it all up in molasses - o oho oho
Captain, don't you do me like you've done for Shine - o oho oho
Well, you've driven that bully till he went stone blind - o oho oho
Your come on the river in 1904 - o oho oho
You could find many dead men on every turn of the road - o oho
There's no more corn on the Brasos - o oho oho
They grinded it all up in molasses - o oho oho
You've been on the river 1910 - o oho oho
Well, they're drivin th women like they drive the men - o oho oho
Rise up all dead men, help me drive my load - o oho oho
Oh, rise up all dead men, help me drive my load - o oho oho
There's no more corn on the Brasos - o oho oho
They grinded it all up in molasses - o oho oho
Veja o vídeo
Canal: Adriana Helena
________________
Notas da redação
*Rio Brazos, chamado Rio de los Brazos de Dios pelos antigos exploradores espanhóis, é o 11º rio mais longo dos Estados Unidos da América com 2060 km entre a nascente Blackwater Draw, Condado de Curri, Novo México até desaguar no Golfo do México. É também um dos mais importantes do Texas.
**Sobre Adriana Helena: Adriana Helena, advogada, editora de vídeos e atleta amadora, cuja experiência pessoal levou-me a relatar opções de vida privilegiando momentos mais saudáveis e divertidos com a prática regular de atividade física e alimentação equilibrada. Vamos ser feliz?
Nunca soube o significado histórico dessa música, embora parasse sempre para ouvir quando ela tocava, alga fazia meu coração acelerar quando eu a ouvia, ela me fazia lembrar de algo que nunca vinha na minha memória... Como se fosse um déjà-vu inexistente... Na memória... Mas muito forte no sentimento...
Uma boa narrativa quase sempre é movida por personagens marcantes. Às vezes, marcantes em suas grandiosas personalidades e habilidades mirabolantes.
O núcleo é onde chegamos no centro da essência de sua personagem. Aqui, falamos sobre suas características psicológicas. Quem ela realmente é por dentro. Curta nossa página!
Comments