Bahia registra 673 casos de H3N2 e oito mortes pela doença
Adauto Ribeiro Repórter
A Bahia registrou 673 casos de Síndrome Gripal (SG) com laudo positivo para Influenza A H3N2 e oito mortes ocasionadas pela doença. De acordo com o boletim divulgado pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVEP) nesta terça-feira (28), 114 casos evoluíram para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e necessitaram de hospitalização.
Foram registrados 8 óbitos ocasionados pela Síndrome Respiratória Aguda Grave por Influenza A H3N2, o que representa uma taxa de letalidade de 7,1% entre os casos de SRAG hospitalizados. Dos óbitos, 7 ocorreram em Salvador e 1 em Laje.
A maior letalidade foi observada na faixa etária igual ou maior a 80 anos, com registro de 06 óbitos. Os outros dois foram nas faixas de 60 a 69 anos (01 óbito) e 70 a 79 anos (01 óbito). Apenas 01 óbito não apresenta informações acerca da presença de comorbidades.
Monitoramento
O monitoramento da circulação de vírus respiratórios é realizado através da notificação dos casos de SRAG no sistema de informação SIVEP-GRIPE. “E também através de amostragem realizada por unidades sentinelas da Síndrome Gripal (SG). Para efeito de notificação, devem ser considerados os casos de SRAG hospitalizados ou os óbitos por SRAG independentemente de hospitalização”, explica o boletim.
Devido à instabilidade no sistema de informação do Ministério da Saúde, o acesso aos dados de notificação de casos tem sido inconsistente e descontínuo, fazendo com que as informações permaneçam sujeitas a revisão.
Itabuna suspende Ponto Facultativo e convoca servidores municipais
Prefeitura de Itabuna
A Prefeitura de Itabuna, por meio do Decreto nº 14.771, datado de terça-feira (28) hoje, suspendeu o ponto facultativo decretado para o dia 31 de dezembro. A medida baixada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), tem como base os devastadores efeitos causados pela enchente no município decorrente das fortes chuvas em toda a região sul do Estado.
Também leva consideração o reconhecimento das situações de emergência e, logo após, o de calamidade pública, formalizadas, respectivamente, pelos Decretos Municipais de nº 14.767 e nº 14.768; e, a necessidade de os servidores públicos compareçam aos respectivos postos de trabalho ou locais de atendimento às vítimas das enchentes montados pela Prefeitura.
Por isso, todos os servidores públicos municipais da Prefeitura de Itabuna devem comparecer aos seus postos de trabalho ou em locais de atendimento às vítimas das enchentes, para o desempenho de suas atividades, conforme determinação de suas chefias imediatas. Excetuam-se das determinações aqueles servidores atingidos diretamente pelas enchentes ocorridas entre os dias 25 e 27.27.
Secretária de Saúde alerta a população de Itabuna sobre a exposição a águas contaminadas
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, alerta a população de Itabuna e demais municípios sobre os cuidados que devem ser adotados em relação ao contato com águas de enchentes, pois, há risco de transmissão de leptospirose, Hepatites A e B, micose, tétano, sintomas gripais entre outros doenças. Além disso, orienta o uso da máscara facial.
Risco de contaminação - Foto/Divulgação: Redes sociais
Ela lembra que as enchentes carregam esgoto, lixo e lama que potencializam a contaminação por bactérias e causam febre alta, manchas vermelhas no corpo, mal-estar, cansaço, náuseas e diarreia. Quanto mais rápido houver administração de medicamentos, se evitará o desenvolvimento de um quadro mais grave para essas doenças.
“Faremos a profilaxia pós-exposição para leptospirose. Estamos providenciando montar outros pontos para gripários, já que neste momento há muitas pessoas gripadas”, disse a secretária de Saúde, Lívia Mendes.
Risco de contaminação - Foto Adauto Ribeiro Repórter
No caso de exposição à água contaminada, os medicamentos indicados para homens são a Doxiciclina, com o uso de dois comprimidos ou dose única, enquanto para mulheres em idade fértil, Amoxicilina, um comprimido de oito em oito horas. Ela lembra que os medicamentos precisam ser receitados por médicos nas Unidades Básicas e de Saúde da Família, na UPA 24 Horas ou unidade hospitalar.
A titular da Secretaria Municipal de Saúde também informou que a vacinação contra o Covid-19 está acontecendo nas Unidades Básicas e de Saúde da Família para aplicação da primeira, segunda e terceira dose. Nesta semana na quarta-feira, dia 29, das 8 as 11 e das 13 às 16 horas depois de hoje.
Vacinar contra Covid-19 é a solução
Para a primeira dose, o público são crianças maiores de 12 anos. A documentação é o RG, CPF ou cartão do SUS e comprovante de residência. Para a segunda dose, o público são pessoas que estão com o ciclo de vacinação em atraso, enquanto para a terceira dose serão imunizadas pessoas maiores de 18 anos com conclusão do esquema vacinal há mais de cinco meses (primeira e segunda dose).
Comments