Foto: Adauto Ribeiro Repórter com o Boletim nº 216 da Prefeitura de Itabuna
Nota da Redação: As notícias e reportagens publicadas neste boletim é de responsabilidade do Departamento de Comunicação Social da Secretaria de Relações Institucionais e Comunicação da Prefeitura de Itabuna.
Itabuna capacita profissionais para o Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Departamento da Vigilância em Saúde, promoveu na quarta-feira, dia 10, a primeira etapa da capacitação para 25 profissionais de saúde, entre médicos, biomédicos e enfermeiros, visando ampliar o quadro dos agentes do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar. O treinamento integra a educação continuada da Prefeitura de Itabuna.
A capacitação aconteceu no auditório do Departamento da Vigilância em Saúde, com duração de 3 horas e foi ministrada pela enfermeira Daiana Ferreira, que pertence ao quadro da Secretaria de Saúde e atua no Hospital Calixto Midlej Filho, da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Neste primeiro momento, os participantes foram sensibilizados para a importância e a necessidade de se manter um profissional capacitado em Vigilância Epidemiológica em todas as unidades hospitalares da rede de atendimento.
Segundo a diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, a iniciativa de promover a capacitação levou em conta a existência de uma demanda reprimida que se mostrou mais evidente agora durante a pandemia do novo coronavírus (Covid 19) no município. “Por outro lado, nós temos excelentes profissionais que atuam no Departamento e em unidades hospitalares da Rede que possuem perfil para ser incorporados ao Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar”, argumentou.
Maristella disse ainda que, no segundo momento, a capacitação se dará por meio de uma oficina prática na qual os participantes terão a oportunidade de conhecer o fluxo da Vigilância Epidemiológica Hospitalar, aprender o passo a passo de como identificar casos e agravos epidemiológicos em unidades hospitalares, bem como a maneira correta de fazer os registros dessas ocorrências.
“Após a oficina nós vamos buscar os participantes que mais se identificaram com o perfil de atuação na Vigilância Epidemiológica Hospitalar para, a partir daí, relocarmos estes profissionais às unidades onde se faz necessário à sua atuação”, explicou Maristela.
Atualmente, apenas dois enfermeiros estão habilitados em Vigilância Epidemiológica Hospitalar, os quais já atuam no Hospital Calixto Midlej e no Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Com a capacitação, a Secretaria Municipal de Saúde pretende ampliar para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Hospital Manoel Novaes, Maternidade Mãe Pobre e Centro Médico Pediátrico de Itabuna (Cemepi) e atuação do Núcleo de Vigilância Epidemiológica Hospitalar.
AUDIÊNCIA PÚBLICA
Representando a Secretaria Municipal de Saúde, a diretora do Departamento da Vigilância em Saúde, Maristella Antunes, participou nesta semana de uma audiência pública promovida pela Câmara Municipal de Vereadores em parceria com o Conselho Regional de Biomedicina, na qual foi debatida a atuação dos biomédicos no serviço público de saúde.
A iniciativa teve o objetivo de sensibilizar os gestores públicos sobre a necessidade e a importância da inserção e/ou ampliação da participação da categoria profissional nas redes municipal e estadual, através do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na oportunidade, a Maristella revelou aos participantes que a Secretaria Municipal de Saúde já mantém em seu quadro profissional seis biomédicos, sendo três concursados, que atuam em diversos departamentos, a exemplo do Departamento da Vigilância em Saúde e no Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (Cerpat). Ela disse ainda que o número destes profissionais poderá ser ampliado quando houver a realização de concurso público.
Continua depois da publicidade
Prefeitura estipula normas para coleta seletiva de resíduos pelos órgãos da Administração
Representantes das secretarias, divisões e departamentos da Prefeitura vão integrar uma Comissão, que será criada pelo prefeito Augusto Castro (PSD), para acompanhar, direcionar e supervisionar os órgãos municipais no processo de coleta seletiva do Projeto Recicla Itabuna. O tema foi discutido na manhã desta quinta-feira, dia 11, entre o secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Moacir Smith Lima e a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Cilene Nascimento Souza. A Comissão Interna coordenada pela equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente será responsável pela educação ambiental e conscientização dos servidores. Cada secretaria deverá escolher dois servidores, sendo que no mínimo um deles deve ser efetivo. A discussão do tema foi baseada no Decreto 14.713, de 25 de outubro, publicado no Diário Oficial de Itabuna edição nº 4.789, que institui a separação dos resíduos recicláveis descartados pelos órgãos e entidades da Administração pública municipal, bem como a sua destinação às associações e cooperativas dos agentes de resíduos. O titular da Secretaria de Meio Ambiente, Moacir Lima, explicou que inicialmente o trabalho será dedicado à educação ambiental, em um processo de médio e longo prazo e também permanente, começando com a seleção de resíduos secos e úmidos. Ele ressalta que o envolvimento integral de todos os órgãos municipais será de fundamental para o sucesso do projeto. “Seremos um exemplo, para que outras instituições possam se unir a esse passo importante dado pelo município de Itabuna”, destacou o secretário. Já a diretora do Departamento de Licenciamento e Fiscalização Ambiental, Cilene Nascimento, disse sem o processo de coleta seletiva que não se poderia fazer a transferência do lixão para o aterro sanitário. Ela diz que esse processo envolve desde logística, da própria educação ambiental à reciclagem propriamente dita. O decreto assinado pelo prefeito Augusto Castro trata da separação correta dos resíduos recicláveis que devem ser descartados pelos órgãos e entidades da Administração pública municipal. Cada secretaria terá participação na implantação da coleta seletiva em seus respectivos setores. A estimativa é de que no prazo de 60 dias seja iniciado o processo.
Secretaria de Esportes e Lazer confirma exibição de calistenia no dia 18
A exibição de exercícios de calistenia da 2ª Semana Esportiva e Cultural de Itabuna será no próximo dia 18, a partir das 17 horas, na Avenida Fernando Cordier, no centro da cidade. As inscrições para essa prática continuam abertas na Secretaria de Esporte e Lazer que realiza o evento com o apoio da Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC). A prova seria realizada na semana passada, mas foi suspensa em decorrência das fortes chuvas em Itabuna. Calistenia é um método tradicional de treinamento muscular usando o peso do próprio corpo. “É um treinamento de rua, geralmente realizado em parques ou onde tenham barras paralelas e barras fixas instaladas”, destacou Júlio Alberto Batista Silva, assessor da Secretaria de Esportes e Lazer. Segundo ele, essa modalidade de esporte desenvolve habilidades como força sobre o próprio corpo, equilíbrio, noção espacial e flexibilidade. A 2ª Semana Esportiva e Cultural de Itabuna tem como objetivo levar o esporte para mais perto da comunidade, incentivar a prática em suas variadas modalidades, promover a integração entre os bairros, além de proporcionar momentos de lazer para o público de todas as idades, conforme destacou o titular da Secretaria de Esporte e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho. A 2ª Semana Esportiva e Cultural de Itabuna foi aberta no início de novembro e desde então já foram realizadas atividades como desfile de patins, competições de natação e Game Fifa 22. Até o final do mês outras modalidades serão desenvolvidas, a exemplo do “Movimente-se nos Bairros”, no Jaçanã, e o “Torneio Proclamação da República Sublime de Futsal”, com partidas disputadas no Colégio Sesquicentenário (Ciso) e na Avenida Beira Rio. No dia 28, acontece o 1º Guardião Run 2021, uma Corrida de Rua promovida pelo 15º Batalhão de Polícia Militar, com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer. O evento tem largada e chegada na sede do Batalhão.
Cerca de 200 empreendedores foram atendidos até o meio dia pelo “Sicer nos Bairros”
Até o meio-dia de hoje, cerca de 200 empreendedores haviam sido atendidos pelo projeto “Sicer nos Bairros”, promovido pela Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda da Prefeitura de Itabuna. O secretário Ricardo Xavier disse no lançamento do projeto-piloto que a iniciativa visa oferecer orientações e qualificações para o microempreendedor individual (MEI)e comerciantes nos bairros da cidade em uma ação itinerante.
Além de atendimento burocrático, foram oferecidos atendimentos de beleza aos empreendedores. Os dados parciais foram MEI, 20 atendimentos; PROATE, 32; Esmaltação, 16; Cabelo masculino, 68; Cabelo feminino, 21; e Sobrancelhas, 13.
Os diversos serviços do “Sicer nos Bairros” também objetivam aproximar os pequenos empresários e empreendedores do município. “A determinação do prefeito Augusto Castro é que facilitemos a criação na cidade de um ambiente de negócios. Por isso, estamos trazendo esse projeto aos bairros para atender aquelas pessoas que não conseguem ir até nós pela correria do dia a dia”, afirmou Ricardo Xavier.
O titular Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda (Sicer) explicou ainda que a ação conta com uma escuta psicológica, para ajudar comerciantes e empresas, que enfrentam ou enfrentaram dificuldades em decorrência da pandemia do novo coronavírus, a terem uma visão de longo prazo, orientando-os e indicando possíveis tratamentos para aqueles que precisam lidar com a saúde mental e a crise financeira.
O diretor promocional da CDL de Itabuna, Jorge Braga, disse que a iniciativa da Sicer é muito relevante. “É de suma importância essa sacada que interage a população com Secretaria de Indústria, Comércio, Emprego e Renda. Nós entendemos que é um trabalho fantástico que só tem a somar e ajudar no desenvolvimento e promovendo propostas de novas vagas de emprego”, afirmou.
Entretanto, Ricardo Xavier informou que esse projeto-piloto também vai servir para direcionar outras ações de fortalecimento das empresas e do ambiente de negócios. “O lançamento oficial aqui no Mangabinha, serve para corrigir possíveis erros, para que possamos ir a outros bairros, principalmente aqueles que têm o comércio consolidado. O evento é gratuito e estaremos com toda nossa equipe de apoio”, atestou.
Na abertura do evento estavam presentes o secretário de Esporte e Lazer, vice-prefeito Enderson Guinho, que representou o prefeito Augusto Castro, as secretárias municipais de Educação, Janaína Araújo, e de Planejamento Sônia Fontes, o gerente - adjunto da regional do Sebrae, Michelangelo Lima, diretor promocional da CDL de Itabuna, Jorge Braga, representantes do Banco do Povo e do Sicredi.
NOTA
Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente autoriza supressão de árvores na rótula do São Caetano
A Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, autorizou a supressão de duas árvores na Praça Tancredo Neves, rótula do São Caetano. O logradouro público passa por obras de requalificação. A medida foi adotada com base em relatório técnico e prevê que, para cada árvore suprimida, duas outras serão plantadas na cidade, sem prejuízos ao meio ambiente.
NOTA
Código de Posturas de Itabuna é republicado com a legislação consolidada pela Secretaria Governo
A edição do Diário Oficial do Município desta sexta-feira, dia 12,traz a republicação do Código Municipal de Posturas, de 1985,atualizado e com a legislação que o modificou ao longo dos anos consolidada. O secretário municipal de Governo, Josué Brandão disse que todas as 14 modificações realizadas na Lei original determinavam, ao final, sua renumeração. Mas não foram realizadas, razão porque estamos renumerando toda a Lei, na republicação.
A partir da consulta ao site oficial da Prefeitura de Itabuna, qualquer pessoa poderá ter acesso ao Código. Ao prefeito Augusto Castro(PSD) foi solicitado para que também seja disponibilizado em um livreto para distribuição entre as instituições da sociedade civil.
NOTA
Boletim Covid-19 somente será publicado a partir de terça-feira
A Divisão de Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde informa que o Boletim Covid-19 de dados relativos ao acompanhamento de casos e óbitos em Itabuna, somente voltará a ser expedido na terça-feira, dia 16, no horário habitual. A partir daquele dia, o expediente voltará ao normal das 8 às 16 horas, de segunda a sexta-feira.
Não haverá mais plantões aos sábados, domingos e feriados como vinha acontecendo desde março do ano passado. Há queda dos registros de casos em virtude da vacinação. Além disso, a Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Endemias, passarão a funcionar na Rua Rui Barbosa, nº 934, antiga Policlínica, próxima ao Jardim do Ó, com a desativação da estrutura na Avenida Manoel Chaves, no Bairro São Caetano.
ADAUTO RIBEIRO REPÓRTER
Os comentários são de responsabilidade dos seus autores. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com a legislação e políticas de editoração do nosso site ou ainda que contenham palavras e frases ofensivas.
Um minuto, por favor...
Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.
Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de nossos blogs!
Comments