Antes do furacão, o bairro de Lower Ninth Ward tinha uma vida modesta, mas serena, segundo um de seus moradores, o taxista Austin.
"Aqui, cada lote tinha uma casa de um ou dois andares e todos se conheciam, era impossível combinar qualquer coisa sem que os pais descobrissem", conta.
De fato, em 10 anos, muitas habitações na cidade foram reconstruídas, e Austin destaca aquelas doadas pelo ator Brad Pitt. Além disso, há muitos canteiros de obras, mas também diversos espaços vazios.
"Em cada um desses havia uma casa", lembra o taxista.
Por outro lado, algumas construções ainda mostram os sinais da passagem devastadora do Katrina, como se o tempo tivesse parado. Uma delas foi reduzida a um esqueleto: os pisos cederam e tudo o que sobrou foi um ventilador enferrujado e os restos de uma lareira de tijolos.
Já em frente a uma nova residência pré-fabricada, há uma lápide em memória das vítimas e uma bandeira dos Estados Unidos.
Em Lower Ninth Ward, muitas pessoas nunca mais voltaram, porém tantas outras decidiram arregaçar as mangas e ajudar na reconstrução.
Como Thomas, proprietário do restaurante Ilys Bistro. "Em 30 de agosto de 2005, eu me refugiei na Flórida, mas um ano depois já tinha voltado.
Estão reconstruindo o bairro, mas precisam de mais dinheiro", afirma ele, antes de confessar ter medo de um novo Katrina. "Mas de qualquer maneira, meu lugar é aqui", diz.
Imagens: Nova Orleans
Comentarios