Neste domingo, os candidatos vão responder 45 questões de matemática e 45 de ciências da natureza. Portões abrem às 12h e fecham às 13h, com saída liberada a partir das 15h30.
Confira horário de fechamento dos portões, o que levar e quais os casos em que o candidato pode pedir reaplicação da prova.
Neste domingo (28) será aplicada a segunda prova do Enem 2021. O exame terá 5 horas de duração e está dividido em 45 questões de duas áreas do conhecimento: matemática e ciências da natureza.
Realizada pela segunda edição consecutiva em meio à pandemia, o primeiro dia do Enem 2021 teve 26% de abstenção.
O índice, que se manteve dentro da média registrada antes da covid-19, refere-se ao total de candidatos ausentes nas duas versões da prova (impressa e digital), aplicadas no mesmo dia neste ano.
De acordo com a taxa histórica do Enem, a projeção para este domingo é que um número ainda maior de candidatos não compareça ao exame.
Em pronunciamento realizado no último dia 21, o ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou que a culpa do índice de abstenção registrado no primeiro dia foi de docentes da rede pública que se recusaram a dar aulas presenciais durante o isolamento social.
“Muitos jovens, sobretudo das classes mais humildes, não puderam fazer a prova porque estudavam em escolas públicas em que os professores não queriam dar aula”, disse o ministro na ocasião.
Horários da segunda prova Enem
Os portões dos locais de prova serão abertos ao meio-dia, no horário de Brasília, e o fechamento acontecerá às 13h.
Depois, os candidatos precisam aguardar mais 30 minutos dentro da sala, até 13h30, para então começar a avaliação.
O exame é realizado simultaneamente para todos os candidatos seguindo o horário de Brasília, mas alguns estados brasileiros possuem fusos horários diferentes.
Para não chegar atrasado e perder a prova, é preciso estar atento ao horário de abertura e fechamento dos portões.
No Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Roraima, o horário local tem 1 hora a menos em relação ao horário de Brasília, portanto, a prova também será aplicada uma hora antes.
O Acre tem duas horas a menos, logo, os portões se fecham às 11h no horário local.
A saída sem o caderno de questões é permitida após duas horas do início da prova.
Somente os participantes que saírem a partir das 18h é que poderão levar o material. A prova termina às 18h30.
Itens obrigatórios e proibidos
Os participantes são obrigados a levar para a prova uma caneta preta fabricada em material transparente, documento de identificação original com foto, além disso, devem utilizar máscara de proteção facial contra a covid-19 durante toda a permanência no local do exame.
Aqueles que descumprirem a determinação serão desclassificados.
Para saber todos os protocolos de biossegurança adotados no Enem 2021 ou o que fazer caso você apresente sintomas de covid-19 antes ou no dia da prova, confira reportagem do GUIA.
O Inep aconselha que os participantes levem o cartão de confirmação da inscrição para conseguirem encontrar facilmente algumas informações, como número da sala e endereço do local de prova.
Além disso, é recomendado também levar álcool em gel.
Antes de entrar na sala, os candidatos precisam colocar no envelope porta-objetos os itens proibidos de serem utilizados durante o Enem, como óculos escuros, bonés, livros, relógios, fones de ouvido, calculadoras, celulares ou qualquer outro dispositivo eletrônico.
Quem descumprir essa regra será eliminado. Porém, atenção, é importante guardar os objetos eletrônicos desligados.
Caso algum deles emita som durante a prova, mesmo que esteja dentro do saco lacrado, o candidato pode ser desclassificado.
Reaplicação Caso o candidato não consiga realizar a prova por problemas de logística ou tenham contraído doenças infectocontagiosas nos dias anteriores à prova, o Inep oferece a possibilidade de reaplicação do Enem.
O período para realizar a solicitação vai de 29 de novembro a 3 de dezembro. Nesta matéria, o GUIA explica o passo a passo de como fazer o pedido.
Komentar