Inclusão cultural de pessoas autistas é tema de roda de conversa online
A promoção de uma acessibilidade que alcance a todas as pessoas da sociedade que dela necessitam deve abarcar também os grupos de pessoas com autismo ou, como se diz na literatura científica, com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
É a partir desse entendimento de uma acessibilidade diversificada que o projeto CulturAutista realizará a roda de conversa “Inclusão, a arte sob espectro autista” para tratar do tema do autismo nas artes, assunto ainda pouco abordado nas discussões sobre acessibilidade no Brasil.
A roda de conversa, que ocorrerá no dia 03 de fevereiro, às 19h, através da plataforma Microsoft Teams, faz parte do Projeto Integrador da turma 234, noturno, do Curso Produtor Cultural da Secretaria de Educação do Estado da Bahia (SEC-BA), em parceria com o SENAC-BA (unidade Pelourinho), sob a coordenação pedagógica de Carla Dias e supervisão da profa. Débora Lomba, responsáveis pela abertura do evento.
A programação da roda de conversa contará com a apresentação do projeto pelos discentes do Curso Produtor Cultural, seguida de um debate sobre a inclusão cultural de pessoas com autismo, além da exibição de vídeos de pessoas com TEA apresentando ao público os seus talentos artísticos.
Para a realização do debate, teremos a presença de pessoas autistas e ou profissionais e artistas que trabalham com o autismo, dentre elas o bonequeiro e ilustrador, Fábio Sousa (Tio .faso), a produtora cultural, Jéssica Sodré, o produtor e gestor cultural, Murillo Pereira, a pedagoga e fundadora do Grupo Autismo de Santo Amaro (GASA), Ludmilla Valverde, a autista e presidente do Grupo de Acolhimento Mães Autismo, Maíra Cavalcante, o professor de educação física e advogado, Edmilson Cerqueira, a fonoaudióloga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Luciana Ribeiro, e a assistente social da APAE, Judinália Silva.
É importante ressaltar que as principais características das pessoas com autismo são as dificuldades de comunicação e sociabilidade, desdobrando-se em dificuldades com a linguagem, interação social, comportamento repetitivo e restritivo, hipersensibilidade e hipossensibilidade.
Dito isto, considerando que a cultura é constituída, fundamentalmente, por diversos tipos de relações sociais - as quais se expressam em múltiplos campos das atividades humanas -, as ações de promoção de eventos culturais que pretendam alcançar a todas as pessoas da sociedade devem-se ater, também, às ações de acessibilidade voltadas para as pessoas com TEA.
Por esses e outros motivos, não deixem de prestigiar a nossa roda de conversa “Inclusão, a arte sob espectro autista” e, assim, contribuir para a visibilidade e inclusão cultural das pessoas autistas.
Para se inscrever no evento, é só acessar o link <https://linktr.ee/culturautista> que será aberta uma página na qual consta o formulário de inscrição, basta clicar em “Ficha de Inscrição” que você será direcionado(a) ao formulário e poderá preencher os seus dados. E não se esqueça de curtir as nossas redes nos links logo abaixo para ficar por dentro de todas as novidades do evento.
No mais, solicitamos a colaboração das pessoas que se identificam enquanto autistas no preenchimento do formulário de pesquisa sobre inclusão cultural de pessoas com autismo, o qual pode ser acessado através do link <https://forms.gle/ep7nv6sTHANtUR1V8>.
Para maiores informações, entre em contato com o e-mail culturautista@gmail.com e tire as suas dúvidas.
Contamos com a sua presença!
SERVIÇO
Redes Sociais:
https://www.instagram.com/culturautista/
https://www.facebook.com/culturautista
https://www.youtube.com/channel/UCg2MccnUWbh89diSJtBH7bQ
Comments