1 - Estudar sobre finanças ao menos 30 minutos todo dia
Assim como tudo na vida, para se conquistar alguma coisa é preciso estudar sobre o assunto.
Se você deseja ganhar mais dinheiro, precisa conhecer mais sobre ele! Não é só sobre se matar de tanto trabalhar, receber o salário, pagar as contas e ficar zerado.
Com um pouco de estudo e planejamento é possível começar a economizar todo mês, abrir uma reserva de emergência e viver mais tranquilo, inclusive com o dinheiro rendendo pra você mesmo estando parado em investimentos.
2 - Ler notícias sobre economia
No começo você pode até não entender muita coisa, mas à medida que começa a ler ou prestar atenção nas notícias do jornal, tudo começa a ficar mais fácil.
Entender como funcionam os juros, o que é a taxa Selic e como ela impacta em nosso cotidiano, como está a cotação do dólar e de outras moedas e todos os variados assuntos que permeiam as questões financeiras são importantes de se entender.
E, acredite, com o tempo você vai até começar a gostar do assunto!
3 - Investir em cursos livres e palestras, mesmo que em áreas diferentes do seu trabalho
Quando a gente tem a mente muito voltada para determinados assuntos, acabamos por bloquear ou ao menos limitar os conhecimentos e ideias diferentes que poderiam surgir.
Muito se fala em pensar fora da caixa, e investir em cursos de áreas diferentes do que se trabalha é ótimo pra isso.
A mente se liberta e fica fácil ter insights e ideias bem bacanas e úteis que você talvez não teria se estivesse fechado nos seus costumes.
Outra prática positiva é conhecer pessoas totalmente diferentes das que convivemos diariamente, diversidade é fundamental para se ter boas ideias.
4 - Anote todas as suas ideias em local de fácil acesso
Quando você abre a sua mente para outras ideias, muita coisa legal começa a aparecer na cabeça e, se não anotamos, as ideias simplesmente somem.
Faça um exercício mental, com certeza você vai se lembrar de alguma ocasião em que teve uma ideia muito bacana de projeto, seja para a vida pessoal ou para o trabalho, mas que depois não conseguiu se lembrar.
Vale separar um caderninho de anotações só pra isso, ou mesmo baixar algum aplicativo de notas no celular.
O importante é que ele esteja sempre à mão, para anotar tudo de forma fácil e rápida e consultar sempre que precisar.
5 - Anotar metas e objetivos em locais visíveis
Qual a sua maior meta hoje? Quais são os seus objetivos de vida a curto, médio e longo prazo e quanto de dinheiro você precisa para realizá-los?
Deixar suas metas à vista te motivam a realizá-las mais rápido, e isso inclui não gastar dinheiro com coisas desnecessárias!
Por exemplo, se desejo comprar um carro que custa R$50 mil, para que vou gastar meu dinheiro com compras que não preciso, mesmo que aparentemente o custo delas seja baixo?
De pouco em pouco, com o passar do tempo o seu carro tão sonhado fica mais distante.
Comments