Quem tem "dinheiro esquecido" nos bancos já pode conferir o valor e pedir o resgate dos recursos. MAs, para conseguir resgatar recursos após ter feito consulta ao site valoresareceber.bcb.gov.br, o site exclusivo do Banco Central que mostra se há recursos nos bancos, lançado no dia 13 de fevereiro, o cliente precisará ter um login na plataforma Gov.br, que reúne serviços públicos federais, no nível prata ou ouro.
Segundo o Banco Central, devem ser sacados cerca de R$ 4 bilhões por 28 milhões de clientes — pessoas físicas e empresas.
O registrato não vale mais. A pessoa poderá criar sua conta no portal Gov.br e por meio de uma única senha conseguirá acessar vários serviços digitais do governo. Com o cadastro da sua conta, o governo conseguirá te identificar quando solicitar algum serviço público digital.
Cada serviço público exige um nível de segurança diferente. Assim, para acessar alguns serviços você precisará apenas dos seus dados básicos. Para acessar outros, você precisará de uma conta maior nível de segurança, como as contas prata e ouro.
Como habilitar o cadastro no Gov.br?
Você pode criar sua conta pelo aplicativo ou pelo site. Se estiver no aplicativo, clique no botão "Entrar com gov.br", e se estiver no site, clique no botão "Criar conta gov.br". Em seguida digite seu CPF e siga as orientações para criar sua conta.
Escolha como você prefere receber a habilitação do cadastro: por e-mail ou SMS, enviado para o telefone cadastrado.
Após receber o e-mail ou SMS de habilitação, é preciso clicar no link enviado para realizar a ativação da conta. Atenção: esse link é válido apenas por 15 minutos, após isso é preciso realizar uma nova solicitação de envio.
O último passo, após clicar no link de ativação, é informar novamente o CPF e escolher uma senha de acesso; Após isso, clique em "criar senha" e pronto! A conta no gov.br pode ser utilizada para diversos serviços do Governo Federal.
Com o cadastro pronto, agora é a vez de acessar a conta. Mais uma vez, acesse o portal do gov.br; Clique em "acessar a sua conta gov.br"; Informe o seu CPF e clique em "próxima"; insira a senha cadastrada e clique em "entrar". Agora, é só utilizar a sua conta no gov.br.
Como saber se sou prata ou ouro no Gov.br?
Ao entrar na conta, o cliente vai saber qual é o nível de segurança e confiabilidade de sua conta.
Por padrão, as contas gov.br se iniciam no nível bronze quando criadas com CPF e senha. Mas é possível aumentar o nível da conta para prata e ouro. Os níveis refletem a forma como a conta é criada ou validada.
Esses níveis se diferenciam quanto alguns aos aspectos: quais dados estão sendo validados e em quais bases de dados; os tipos de serviços públicos digitais que podem ser acessados; e as transações digitais que podem ser realizadas com a conta gov.br.
Quanto maior a validação dos dados do usuário, em bases como as da Justiça Eleitoral ou via certificado digital, por exemplo, maior o nível da conta.
Como alterar para nível prata ou ouro?
Ao acessar o aplicativo gov.br, clique na aba "Dados". A seção concentra seus dados pessoais e identifica o atual nível da sua conta.
No fim da seção "Dados", clique em "Aumentar nível da conta".
Ao solicitar o aumento do nível da conta, é exibida uma página com os requisitos e vantagens dos diferentes níveis.
Conta Prata: Para a sua conta gov.br se tornar nível prata, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo. Após o envio, o sistema do governo identificará a sua foto na base da CNH ou quando você faz login via internet banking com um banco credenciado.
Se você for servidor público federal, seus dados também serão validados com usuário e senha do Sigepe.
Conta Ouro: Para a sua conta gov.br se tornar nível ouro, é preciso realizar o reconhecimento facial pelo aplicativo para conferência da sua foto nas bases da Justiça Eleitoral. Também é necessário fazer a validação dos seus dados com Certificado Digital compatível com ICP-Brasil.
Para acessar o Sistema de Valores a Receber, é necessário que a pessoa possua um login na plataforma Gov.br nível prata ou ouro. Caso o seu seja o Bronze, é possível solicitar uma mudança de nível. Feito isso, o usuário está pronto para acessar o novo site para saber se tem 'dinheiro esquecido' em algum banco.
Ao fazer a consulta pelo novo site, o cidadão saberá se tem algum valor a receber. Caso tenha algum 'dinheiro esquecido', ele receberá as datas para conhecer os valores e solicitar a transferência a partir do dia 7 de março.
Como resgatar o dinheiro 'esquecido'?
A partir do dia 14/02, você pode acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br. Informe seu CPF ou CNPJ para consultar se você tem algum ‘dinheiro esquecido’.
Feita a consulta, o sistema vai informar se você tem ou não valores a receber. Caso tenha dinheiro para sacar, preste atenção na data que o Sistema de Valores a Receber vai informar. Essa data será um agendamento, e você poderá consultar os valores e informar os dados para a transferência nesse dia.
Para fazer o resgate do dinheiro, você precisa ter uma conta na plataforma Gov.br. O cadastro é gratuito e pode ser feito pelo site ou pelo app Gov.br.
Para conseguir movimentar os valores, você precisa ter um cadastro nível prata ou ouro nesta plataforma. Uma mudança importante é que não será mais possível acessar o sistema com o login Registrato.
Na data agendada, acesse novamente o site valoresareceber.bcb.gov.br, usando seu login Gov.br nível prata ou ouro para saber qual o valor disponível para saque e solicitar a transferência.
Se você perdeu a data do agendamento, basta entrar novamente no site valoresareceber.bcb.gov.br e solicitar novo acesso. O sistema vai informar nova data para o retorno. Você não perderá o direito aos valores em seu nome, que continuarão nos bancos pelo tempo necessário até que seja feita a solicitação da devolução.
Comments