Como se classificar numa posição de destaque no motor de busca do Google
- Adauto Ribeiro Repórter e Ghislaine Cafezeiros
- 15 de fev. de 2022
- 4 min de leitura
Google LLC é uma empresa multinacional de serviços online e software dos Estados Unidos. O Google hospeda e desenvolve uma série de serviços e produtos baseados na internet e gera lucro principalmente através da publicidade pelo AdWords. A Google é a principal subsidiária da Alphabet Inc.

Alphabet, dona do Google, reportou lucro acima do esperado. Tayfun Coskun/Anadolu Agency/Getty Images
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/investidor-comeca-a-buscar-as-pechinchas-na-liquidacao-das-techs/
Leia mais em: https://veja.abril.com.br/coluna/radar-economico/investidor-comeca-a-buscar-as-pechinchas-na-liquidacao-das-techs/
O Google destaca-se por algumas boas razões. O Google atualiza sua base de informações diariamente. Existe o crawler Googlebot, um "robô" do Google que busca por informações novas em todos os endereços possíveis em toda a internet.
Um rastreador da rede, em inglês web crawler, é um programa de computador que navega pela rede mundial de uma forma metódica e automatizada. Outros termos para rastreadores da rede são indexadores automáticos, robôs, aranhas da rede, robô da rede ou escutador da rede.
Para uma pequena empresa, a classificação na pesquisa é possivelmente o fator mais importante para o sucesso online. Mas, em um mercado tão competitivo, como é possível se destacar da concorrência?
Abaixo estão as 3 ações principais para começar a se classificar na pesquisa, conseguir mais visualizações de página e, por fim, obter mais clientes:
1. Consiga mais links apontando para o seu site
O Google vê os links para seu site como se fossem votos para sua empresa. Quanto mais votos tiver, mais alto na pesquisa provavelmente estará. Isso ocorre porque os motores de busca, como o Google, querem oferecer às pessoas os melhores resultados possíveis para suas pesquisas. Mas nem todos os votos são iguais. Um link de um site grande e confiável chamará mais atenção do que um link de um site desconhecido. Então, como é possível conseguir mais links? Para começar, é preciso configurar em todas as principais plataformas de diretórios empresariais e sociais, e vincular o seu site nessas plataformas confiáveis.
Você também pode responder a perguntas em fóruns de mensagens como Quora e Reddit (os específicos de negócios também são ótimos) e apontar para seu site - apenas certifique-se de que suas postagens sejam úteis e relevantes.
2. Consiga mais comentários positivos no Google
As pessoas usam as avaliações para decidir se uma empresa é confiável, assim como o Google. Se você começar a acumular críticas positivas, o Google com certeza vai notar e te classificar melhor no Google Meu Negócio, Google Maps e na pesquisa. Não seja tímido. Comece a pedir para seus clientes, amigos e familiares, qualquer pessoa que tenha experiência com o seu negócio, que deixe um comentário.
3. Permaneça local, seja específico
Assim como acontece com os anúncios, se é feito a nível nacional ou global, você estará competindo contra grandes empresas, o que aumentará os custos. Mantenha-se a nível local e terá custos muito mais razoáveis. Também é aconselhável ser extremamente específico sobre o que é oferecido. Geralmente, a concorrência será maior ao tentar se classificar para algo amplo e genérico como "comprar coleira de cachorro"; e será menor ao utilizar algo específico, como "comprar coleira de bambu orgânico para cachorros de cor rosa".
É claro que é preciso encontrar o equilíbrio entre ser específico e o tamanho do público - se for muito limitado pode ser que não tenha ninguém procurando o que você está vendendo. Como tudo na vida, a otimização de mecanismos de pesquisa (SEO) requer equilíbrio.
Lembre-se dessas 3 ações e estará no caminho certo para ter uma melhor classificação no Google.
Segundo Javier Bello, o Google possui uma fatia de mercado extraordinária do setor de pesquisa online, chegando a quase um monopólio.
O gigante do mecanismo de pesquisa processa 3,5 bilhões de consultas todos os dias, o que se traduz em mais de 90% das pesquisas globais na Internet. Indo para esse número, pelo menos 90% da sua estratégia de Otimização de mecanismo de busca (SEO) precisa se concentrar em descobrir como obter uma classificação mais alta no Google.
O que é SEO e por que eu preciso?
SEO (otimização de mecanismos de busca) visa melhorar a quantidade de tráfego que você atrai para o seu site através dos mecanismos de busca. Você faz isso melhorando a classificação do seu site para determinadas frases de pesquisa.
Quanto mais alto você estiver na página, maior será a probabilidade de os usuários clicarem no seu site. Ao gerar os leads certos dessa maneira, você aumentará suas vendas.
Os benefícios de levar sua empresa ao topo das SERPs (páginas de resultados dos mecanismos de pesquisa) são enormes. Simplificando, SEO tem tudo a ver com ganhar vantagem competitiva.
Os usuários de mecanismos de pesquisa raramente vão além da primeira página de resultados e a maioria acaba clicando em um dos 5 principais resultados. Se você não está no topo da página, está perdendo tráfego e, finalmente, dinheiro.
Existem benefícios adicionais para as boas práticas de SEO: crescimento orgânico do tráfego, melhor experiência do usuário e maior confiança no site. Em suma, SEO consistente ajudará seu site (e sua empresa) a crescer exponencialmente.
Comments