top of page

Conceitos físicos envolvidos num simples circuito de acender um LED de forma intermitente



Esquema elétrico e chapeado

Como Fazer Pisca-pisca de LED , é uma das formas mais fácil de fazer um LED intermitente.


Materiais, descrição e especificações técnicas


Materiais:

  1. 01 transistor BC547

  2. 01 capacitor eletrolítico 220uf (Ou qualquer outro de no minimo 100uf)

  3. 01 resistor de 1k

  4. 01 resistor de 10R

  5. 01 led Alimentação de 10v a 12v


Vamos ao que interessa, o nosso pisca-pisca de LED com um transistor que é simples de se construir e bastante barato.


Diodo emissor de luz (LED)

Apesar de parecer algo sobrenatural, o funcionamento é simples.


Um resistor de 1k ohms carrega lentamente o capacitor eletrolítico de 220 uF por 16 Volts, até que a tensão torna-se alta o suficiente para liberar a junção emissor-base do transistor BC547.


Resistor de 1K

Neste ponto o transistor conduz de forma rápida, e descarrega parcialmente o capacitor 220 uF para o LED, que acende rapidamente.


Capacitor de 100 a 220 uF por 100VDC ou mais

O resistor de 10 Ohm funciona apenas como limitador de corrente do LED.


Resistor de 10 E

Esse simples e funcional pisca-pisca de LED é bem interessante, nesta configuração como vista no esquema, ele trabalha com uma tensão entre 10 Volts a 12 Volts, e na medida que a tensão sobe o intervalo do pisca diminuí.


O transistor usado foi um BC547 que é um NPN, ele teve um comportamento muito estável, parece funcionar de forma confiável neste circuito, mas outros transistores podem ser testados é claro que nem todos vão funcionar.


Centro do circuito do dispositivo, transistor BC547

Diferente da versão com dois transistores que pode usar transistores de qualquer tipo NPN, já essa versão apresentada aqui o transistor requer algumas qualidades especiais que vamos ver adiante.

Efeito Túnel Chamamos de efeito túnel, no caso, o efeito túnel, “em mecânica quântica, consiste no evento de uma partícula atravessar uma região em que a energia potencial é maior do que a sua energia total – esta barreira é intransponível na mecânica clássica, pois a energia cinética da partícula seria negativa na região”


Assim acontece com um diodo túnel , que é um tipo de semicondutor capaz de operar muito rapidamente, na frequência de microondas, tornada possível pela utilização da mecânica quântica chamado 'Efeito Túnel.


Isso quer dizer que poucos são os transistores que tem essa característica de diodo túnel, o mais comum é o 2N2222, mas o mais fácil de se encontrar comercialmente é o BC547.


Aplicações


Você pode usar esse circuito como um Simulador de Alarme Automotivo, caso os custos de um alarme real ainda não estiveram ao seu alcance, é uma alternativa que pode intimidar tentativas de furtos ao seu veículo.


Outra aplicação bem útil é utilizar o dispositivo com luz de seta para bicicleta, neste caso bastaria acrescentar mais um LED ou três, no circuito e chavear cada um deles.


Empreendedorismo

Você pode colocar o circuito numa caixa com chaves e saídas de fios para acionar os diversos LED's de uma bike e cobrar pela venda e instalação do equipamento. A mesma coisa e vender e instalar como simulador de alarme para intimidar os ladrões de carros.


Vídeo


Como Fazer Led intermitente

Passo a passo de se fazer este circuito de uma forma simples e 'caseira', bem tipo 'fundo de quintal'.


Tunelamento quântico


Tunelamento quântico (ou efeito túnel) é um fenômeno da mecânica quântica no qual partículas podem transpor um estado de energia classicamente proibido. Isto é, uma partícula pode escapar de regiões cercadas por barreiras potenciais mesmo se sua energia cinética for menor que a energia potencial da barreira.


Existem muitos exemplos e aplicações para os quais o tunelamento tem extrema importância, podendo ser observado no decaimento radioativo alfa, na fusão nuclear, na memória Flash, no diodo túnel e no microscópio de corrente de tunelamento (STM).


Neste fenômeno consolidam-se conceitos imprescindíveis para a mecânica quântica como a natureza ondulatória da matéria, a função de onda associada a partículas, bem como o princípio da incerteza de Heisenberg.


O tunelamento quântico foi desenvolvido a partir do estudo da radioatividade. Em meio ao crescente sucesso da mecânica quântica na terceira década do século 20, nada era mais impressionante do que o entendimento do Efeito Túnel - a penetração de ondas de matéria e a transmissão de partículas através de uma barreira potencial. Depois de algum tempo, o estudo mais aprofundado envolvendo tunelamento, supercondutores, semicondutores e a invenção do Microscópio de tunelamento, por exemplo, renderam à física 5 prêmios Nobel.


Em 1927, Friedrich Hund foi o primeiro a tomar nota da existência do Efeito Túnel em seus trabalhos sobre o potencial de poço duplo. George Gamow, em 1928, resolveu a teoria do decaimento alfa de um núcleo, via tunelamento com uma pequena ajuda matemática de Nikolai Kochin.


Influenciado por Gamow, Max Born desenvolveu a teoria do Tunelamento , percebendo-a como uma consequência da mecânica quântica, aplicável não só à física nuclear, mas a uma série de outros sistemas diferentes. Os físicos Leo Esaki, Ivar Giaever e Brian Josephson descobriram, respectivamente, o tunelamento de elétrons em semicondutores, supercondutores e a supercorrente através de junções em supercondutores,o que lhes rendeu o Premio Nobel de Física no ano de 1973.


 

Comments


 73 99164-9907

bottom of page