Pode até parecer história de filme, mas acredite: uma mulher simplesmente perdeu a capacidade de ouvir os homens.
O caso ocorreu com a chinesa Chen, que acordou um dia sem conseguir ouvir uma palavra do que seu namorado dizia.
Segundo o Daily Mail, ela procurou um especialista em ouvido, nariz e garganta para saber o que estava acontecendo.
Atendida por uma mulher, Chen conseguia ouvir tudo que a profissional falava.
Contudo, no mesmo momento, um paciente homem entrou na sala e, bizarramente, a chinesa não conseguiu ouvir nada do que ele disse.
Logo depois ela foi diagnosticada com uma rara condição auditiva chamada perda auditiva de inclinação invertida.
Trata-se da incapacidade de ouvir frequências baixas. Sendo assim, não são apenas vozes masculinas que ela não consegue mais identificar, mas qualquer som baixo, como vozes pelo telefone, barulho de carro e, até mesmo, trovões.
Segundo o Thigpen Hearing Center, diversas pessoas têm essa condição e nem sabem. Contudo, ela é extremamente rara: cerca de 3.000 pessoas nos EUA e no Canadá têm a condição. Isso é apenas um em cada 12.000 incidentes de perda auditiva.
Os especialistas acreditam que o problema tenha ligação com genética e pode ser desencadeada por certas doenças e infecções virais.
Também pode ser causada por alterações na pressão do fluido no ouvido interno, a endolinfa, que pode ser resultado de anestesia espinhal ou geral, hipertensão intracraniana e fístula perilinfática.
Segundo a paciente, na noite anterior ao ocorrido ela teve zumbidos no ouvido e vômitos, sintomas atribuídos pelos médicos ao estresse e falta de sono. A boa notícia, contudo, é que Chen deve se recuperar totalmente sua audição.
تعليقات