Ventania na região de Rio do Braço derruba postes e interrompe abastecimento de água em Itabuna
Sede da Emasa em Itabuna
Uma forte ventania na tarde de ontem, 29 na região de Rio do Braço, distrito de Ilhéus, derrubou postes da rede de energia elétrica que atende a Estação de Captação de Água bruta da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) interrompendo o abastecimento de água em Itabuna.
O vendaval provocou queda de árvores sobre a rede de energia, derrubando dois postes e cerca de 600 metros de fiação.
Segundo a empresa, os danos causados pelos fortes ventos na rede elétrica de Rio do Braço comprometeram o fornecimento de água em toda a cidade.
O que é impressionante disso tudo, é que a Emasa não aprende a lidar com os constantes e repetitivos problemas que enfrenta, ela já deveria ter providenciado uma poda nas árvores que oferecem perigo para a rede elétrica, mas ela não faz vistoria das suas instalações como deveria ser e menos ainda uma manutenção preventiva em sua área instalada.
“Estamos sujeitos às intempéries. Nossa estação de captação é dentro de uma área de mata atlântica, mata fechada. Condições climáticas intensas, a exemplo da cheia do Rio Almada, em dezembro passado, e essa ventania de agora, sempre terão consequências em nosso sistema”, diz o gerente técnico da Emasa, João Bitencourt, segundo reportagem do blog O Trombone.
Assim que tomou conhecimento do ocorrido, a Emasa deslocou uma equipe técnica e prepostos de uma empresa terceirizada que presta serviços de manutenção à Coelba seguiu para Rio do Braço.
Técnicos e operários das duas empresas atuaram por toda madrugada e a expectativa é que o serviço de recuperação da linha de transmissão de energia seja concluído por volta das 13 horas de hoje, dia 30.
A Emasa é uma empresa sem capacidade técnica de resolução de problemas e presta um péssimo serviço causando sérios problemas aos usuários, a empresa já estava tendo problemas com os bairros das zonas sul, leste e sudeste, em decorrência do rompimento da adutora no domingo passado, qual será a próxima falha?
Rio do Braço é a cereja do bolo, além de incompetente a Emasa é uma empresa azarada e com isso, todo o abastecimento da cidade fica comprometido e o prefeito Augusto Castro se preocupa apenas em promover a primeira dama do município, pré candidata a deputada estadual.
Desgraça de uns, vantagem política de outros, com os desastres ambientais ocorridos em Itabuna, a cidade está paralisada, o prefeito empreende todos seus esforços no marketing assistencialista e a cidade é terra arrasada. Dando uma larga vantagem para a primeira dama candidata, a frente das doações e atendimento aos atingidos e desalojados.
Comments