A revista alemã Stern publicou matéria, onde ela expressa admiração pelo novo submarino russo Belgorod, considerando-o como um “gigante subaquático” capaz de realizar missões especiais em condições completamente secretas.
A revista dedica uma atenção especial as características do submarino, que lhe permite ter a bordo dele submarinos menores, além dos novos torpedos russos Poseidon, designados pela mídia internacional como “torpedos do Juízo Final”.
A matéria diz ser “particularmente preocupante” pois esses torpedos são equipados com ogivas termonucleares com duas megatons de potência. Um exemplo dado pela revista, é que tais ogivas são capazes de destruir um grupo inteiro de batalha norte-americano e também causar um mega tsunami que poderia varrer uma região costeira.
Além disso, a edição concentra a atenção no motor nuclear do Poseidon, que permite que o torpedo tenha uma autonomia praticamente ilimitada e atinja velocidades até 200 Km/h debaixo d’água.
Ao mesmo tempo, a Stern distingue outra característica da nova arma, em particular supõe que os engenheiros russos teriam conseguido resolver o problema da super cavitação. Isso significa que ao redor do corpo do torpedo é criada uma camada protetora de ar, reduzindo drasticamente o atrito entre o corpo e a água e aumentando, assim, a velocidade.
Como conclusão, a revista enfatiza que, possuindo não apenas esse torpedo que não tem análogos no mundo, mas agora também um meio moderno de o transportar para quase qualquer parte do planeta, a Rússia é capaz de “dominar o mundo subaquático”.
O submarino nuclear multifuncional Belgorod é um submarino que está e, fase experimental para uso do drone submarino Poseidon. O submarino pertence ao projeto 949A Antey (análogo ao Kursk), mas fora adaptado especificamente para o sistema Poseidon.
Comentários