top of page

Guaidó diz que militares estão do seu lado e declara operação “fim da usurpação de Maduro”!


Venezuelanos acordaram nesta terça-feira com a notícia de que o presidente do Parlamento da Venezuela, Juan Guaidó, autoproclamado presidente interino do país com o discurso de que o “fim definitivo de usurpação começou hoje!” num vídeo publicado na sua conta na rede social Twitter, no qual se pode ver o Presidente interino com um grupo de soldados na base de La Carlota, a leste de Caracas.

“O MOMENTO É AGORA”. JUAN GUAIDÓ APELA AOS VENEZUELANOS E AOS MILITARES PARA SE MOBILIZAREM CONTRA O REGIME.

Ainda em seu vídeo, anunciou  que a família militar deu o passo, uma vez por todas, para se unir à oposição a fim de acabar com a usurpação que Nicolás Maduro faz do Governo e completou ao falar que “hoje valentes soldados acudiram a nosso chamado”.


Essa mudança deu-se a reviravolta no cenário militar, no qual um dos principais líderes da oposição ao chavismo, Leopoldo López, foi libertado na manhã desta terça-feira (30) da prisão domiciliar a que foi submetido.


Lopez estava em prisão domiciliar desde julho de 2017, mas foi libertado por forças militares leais ao autoproclamado presidente interino da Venezuela.

Em mensagem publicada no Twitter, Leopoldo López escreveu: “A fase definitiva começou para a cessação da usurpação, a Operação Libertad.


Fui libertado pelos militares à ordem da Constituição e do presidente Guaidó. Estou na Base La Carlota. Todos devem se mobilizar. É hora de conquistar a liberdade. Força e Fé.”


López foi preso e condenado a mais de 13 anos de prisão por incitar a violência durante os tumultos contra a ditadura de Nicolás Maduro em 2014, em que 43 pessoas morreram.


Ao lado de membros das Forças Armadas, o presidente interino da Venezuela, Juan Guaidó, fez uma transmissão ao vivo no Twitter na manhã desta terça-feira (30) direto da base aérea La Carlota, na capital Caracas.


Segue o vídeo na íntegra


“O povo da Venezuela iniciou o fim da usurpação. Neste momento estou me encontrando com as principais unidades militares de nossas Forças Armadas, iniciando a fase final da Operação Liberdade”, declarou Guaidó.


“As Forças Armadas Nacionais tomaram a decisão certa, contaram com o apoio do povo da Venezuela, com o endosso de nossa constituição, com a garantia de estar do lado certo da história”, acrescentou o presidente interino.


“Povo da Venezuela, é necessário que saiamos juntos para a rua, para apoiar as forças democráticas e recuperar a nossa liberdade. Organizados e juntos vamos mobilizar as principais unidades militares”, completou Guaidó.


No final da transmissão, um dos militares, posicionado logo em formação atrás de Guaidó, dirige-se às pessoas que os rodeiam vestindo uniformes para lhes dar instruções de que tomem posições em torno da base.

Fontes: Agências internacionais e Twitter (Juan Guaidó)

Comments


 73 99164-9907

bottom of page