top of page

Hospital de Base recebe mais uma visita de especialistas do “Projeto Lean nas Emergências


Dinâmicas e cursos avanço no Projeto Lean nas Emergências - Foto Ascom

O Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM), em Itabuna, recebeu nos dias 9 e 10 deste mês, a visita da equipe de especialistas que acompanha o projeto LEAN nas Emergências no para mais um ciclo de atividades.


Durante dois dias, os colaboradores se reuniram no auditório da unidade hospitalar com o médico Abner Araújo Jr. e a engenheira de produção Bruna Andrade Coghi, especialistas da Beneficência Portuguesa (SP), quando participaram de aulas e dinâmicas. A coordenadora da higienização do HBLEM, Daniela Guimarães, deu início aos trabalhos, com uma explanação sobre a evolução da implementação do programa 5S.

Em seguida, o grupo apresentou os indicadores do período e depois se iniciaram as aulas de análise de problemas, com ferramentas que compõem o projeto LEAN (PDCA, SIPOC, BRAINSTORMING, ESPINHA DE PEIXE, 5 PORQUÊS e VSM). “ O Value Stream Mapping (VSM ) ou Mapa do Fluxo de Valor) seria o desenho de todas as etapas que compõem o processo de entrada até a saída do paciente vertical (que chegam andando) com o cálculo de agregação de valor para esse paciente e levantamento de todas as oportunidades de melhorias” explicou Bruna.


Na oportunidade, os especialistas alinharam alguns indicadores com o preenchimento de dados na comunidade e ministraram aulas de mais algumas ferramentas do projeto LEAN, como Waste Walke e Quadro Kaizen, finalizando assim, mais um encontro no Hospital de Base.

O diretor-técnico do HBLEM, médico Paulo Medauar, considera de extrema importância a aplicação do projeto LEAN para melhorar o fluxo de atendimento na Emergência e rotatividade de leitos da unidade hospitalar.


O presidente interino da Fundação de Atenção à Saúde de Itabuna (FASI), Roberto Gama Pacheco Jr, acredita que o Projeto Lean está contribuindo de forma significativa com a qualidade do atendimento ao usuário.

O diretor-médico, Fernando Alves, abraçou a ferramenta de gestão do 5S, metodologia pautada na redução de desperdício, programa de gestão que visa melhorar diversos pontos de uma empresa, como a organização, limpeza e padronização.

Participaram da reunião, o time da Gestão Avançada em Serviços de Urgência (GASU), diretores e lideranças, coordenação com representantes médicos e de enfermagem, além de representantes das áreas de enfermarias, UTIs, CME, NIR, Qualidade, SADT, Hotelaria, Limpeza e equipe multiprofissional.


O PROJETO

O Projeto LEAN nas Emergências visa diminuir a superlotação na unidade de urgência e emergência e integra o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), do Ministério da Saúde, em parceria com três hospitais de excelência que replicam esse conhecimento: Sírio-Libanês e Beneficência Portuguesa (SP) e Hospital Moinho de Vento, no Rio Grande do Sul.


 

Comments


 73 99164-9907

bottom of page