Uma nova análise das ondas cerebrais das pessoas, quando cercadas por diferentes campos magnéticos, sugere que os seres humanos têm um “sexto sentido” para o magnetismo
Aves, peixes e algumas outras criaturas podem sentir o campo magnético da Terra e usá-lo para navegação. Os cientistas há muito se perguntam se os humanos também possuem essa capacidade de sentir a magnetosfera.
Agora, durante experimento em laboratório, ao expor pessoas a um campo magnético semelhante ao da Terra apontado em diferentes direções, pesquisadores dos Estados Unidos e do Japão descobriram padrões distintos de ondas cerebrais que ocorrem em resposta à rotação do campo de uma determinada maneira.
Essas descobertas, relatadas em um estudo publicado no dia 18 de março na revista científica eNeuro, oferecem evidências de que as pessoas subconscientemente são influenciadas pelo campo magnético da Terra – embora ainda não esteja claro exatamente por que ou como nossos cérebros usam essas informações.
“A primeira impressão quando li o [estudo] foi: ‘Uau, não posso acreditar!’”, afirma Can Xie, biofísico da Universidade de Pequim, segundo o site Science News.
Testes anteriores sofre a capacidade humana de sentir a magnetosfera produziram resultados inconclusivos.
Esta nova evidência “é um passo em frente para esta campo e provavelmente um grande passo para o sentido magnético humano”, diz ele. “Espero que possamos ver replicações e novas investigações em um futuro próximo”.
Comments