Diante da situação preocupante do surto de gripe que assusta a Bahia, a Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna divulgou, nessta quinta-feira (16), Nota Oficial sobre a situação no Município:
NOTA OFICIAL
A Secretaria Municipal de Saúde de Itabuna por meio da Vigilância Epidemiológica do Departamento de Vigilância em Saúde reforça alerta epidemiológico n° 10/2021-GT divulgado pela Secretaria de Saúde do Estado sobre aumento de número de casos de Influenza (H3N2) na Bahia. Partindo das recomendações do documento, reforça-se a necessidade de vigilância dos casos suspeitos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), em razão dos casos confirmados de influenza a (H3N2) na Bahia.
No âmbito estadual, de novembro do ano de 2021 até 14/12/2021, foram informados pelo LACEN/BA 93 (noventa e três casos) de síndrome gripal (SG) com resultado positivo para influenza a (H3N2), sendo 74 casos de Salvador, 05 de São Sebastião do Passé, 03 casos de Catu, 02 de Itapebi e 01 de cada um dos seguintes municípios: Alagoinhas, Eunápolis, Feira de Santana, Gandu, Lauro de Freitas, Macajuba e Vitória da Conquista.
Em Itabuna, não há casos positivos de Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B no município desde o ano de 2019 até a presente data, 16 de Dezembro. Ainda assim, mediante casos no Estado e em cidades próximas, salienta-se a utilização do uso de máscaras como medida de proteção individual e coletiva. Além disso, a importância da vacinação contra influenza que promove a imunidade efetiva para três subtipos do vírus: Influenza a (H1N1 e H3N2) e Influenza B.
Para vacinação contra Influenza é indicado reforço anualmente, conforme campanha de intensificação que aconteceu do mês de abril até novembro deste ano. Os municípios sem casos positivados na Bahia, aguardam repasse e/ou novas orientações da SESAB e do Ministério da Saúde.
Comentários