CERPAT fez mais de 150 testagens no Julho Amarelo em parceria com a SEMPS
Diretora do CERPAT, Fernanda Barros
O Centro de Referência em Prevenção, Assistência e Tratamento (CERPAT, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde realizou ontem, dia 14, um total de 152 atendimentos para detecção das Hepatites B e C, em referência à Campanha Julho Amarelo, em parceria com Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP), da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), em Itabuna.
Foram 152 testagens para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e Hepatites Virais, dos quais 38 para HIV, 38 para Hepatite B, 38 para Hepatite C e 38 para Sífilis, sendo seis resultados positivos.
Para o ITABUNA DIGITAL NEWS, estes números são bastante representativos, uma vez que a testagem foi pífia. Nem toda população em situação de rua foi testada e a população convencional da cidade não foi testada também, sequer um pequeno percentual, na verdade em nossa opinião, existe uma epidemia silenciosa desse tipo de patologia em Itabuna.
Além das testagens, também ocorreu conscientização sobre formas de prevenção. Nós sabemos o quanto é difícil a realidade da população de rua e o quanto uma população com estas características se conscientiza.
A coordenadora do CERPAT, Fernanda Barros, destacou ainda que haverá mais ações ao longo do mês.
“Estamos realizando um cronograma de ações que visam promover formas de prevenção, tratamento e assistência sobre Hepatites Virais em referência a Campanha Julho Amarelo”.
Já o coordenador do Centro POP, Ricardo Portugal, ressalta a importância desta parceria com o CERPAT.
“A população em situação de rua é extremamente vulnerável às doenças sexualmente transmissíveis, por ser um grupo heterogêneo que se caracteriza pela ausência de domicílio, vínculos familiares e vulnerabilidades em diversas áreas. Por esse motivo, é muito importante identificar esses portadores para frear o ciclo de transmissão”, afirmou.
Durante o evento também foram distribuídos preservativos íntimos (masculino e feminino) às pessoas em situação de rua.
Para mais informações, o CERPAT funciona na Avenida Amélia Amado, 906, Centro, de segunda a sexta das 8 às 17h. O telefone de contato é o (73) 3215-6401.
Sua página no Instagram é: @cerpatitabunasae.
A prefeitura deveria disponibilizar uma quantidade maior de testes para as populações carentes e também a população convencional de Itabuna, na verdade o ITABUNA DIGITAL NEWS, considera que e se o prefeito Augusto Castro gastou mais de R$ 3.000.000,00 (três milhões) com festejos culturais do Ita Pedro, deveria investir também muito mais em saúde pública.
A população de Itabuna está em rota suicida, elegeu uma Câmara de Vereadoras, sem condições de fiscalizar os atos do prefeito Augusto Castro e por outo lado não procura se informar do que acontece com o dinheiro público. Como se não bastasse, Augusto Castro tem a grande maioria da mídia sob sua remuneração.
Kommentare