top of page

Lamentavelmente uma estrela pode ter se destruído na Constelação de Órion, Betelgeuse


TUDO O QUE FOI REGISTRADO ESTES DIAS ACONTECEU NA VERDADE HÁ MAIS DE 600 ANOS

Da redação com informações da Dra. Jessie Christiansen (aussiastronomer)

Imagem: Estrela Betelgeuse/Crédito da imagem: Brian Ottum

Lamentavelmente uma estrela pode ter se destruído, LIGO detectou fortes ondas gravitacionais vindo da estrela Betelgeuse indicando que pode te finalmente explodido.


Alpha Orionis (α Orionis), conhecida como Betelgeuse, é uma estrela de brilho variável sendo a 10ª ou 12ª estrela mais brilhante das que podem ser vistas da Terra.


É também a segunda estrela mais brilhante na constelação de Orion. Apesar de ter a designação α (“alpha”) na Classificação de Bayer, ela não é mais brilhante que Rigel (β Orionis).


Betelgeuse é uma estrela supergigante vermelha, e uma das maiores estrelas conhecidas, sendo de grande interesse para a astronomia.


O diâmetro angular de Betelgeuse foi medido pela primeira vez em 1920-1921 por Michelson e Pease, sendo uma das cinco primeiras a serem medidas usando um interferómetro no telescópio de 100 polegadas do Monte Wilson.


O seu diâmetro é de 887±203 vezes o do Sol. No diâmetro máximo, a estrela seria maior que a órbita de Saturno se colocada no lugar do Sol.


Os astrônomos prevêem que Betelgeuse pode passar por uma supernova tipo II. No entanto, as opiniões estão divididas quanto ao momento em que isto deve ocorrer.


Alguns sugerem que a variabilidade actual como um sinal de que já está na fase de queima de carbono do seu ciclo de vida, e deve sofrer uma explosão supernova aproximadamente nos próximos mil anos.


Porém, os últimos dados recebido pelo LIGO (Observatório de Ondas Gravitacionais por Interferômetro Laser em Português ) algo gigantesco pode ter acontecido naquele local no céu.


Caso seu astrônomo local pareça agitado, o detector de ondas gravitacionais de cachorro grande @LIGO acabou de detectar um surto de ondas gravitacionais ‘desconhecido ou imprevisto’ em algum lugar profundo no espaço.

 

Publicidade


Comentários


 73 99164-9907

bottom of page