Da esquerda para a direita, Capitão Azevedo, Augusto Castro, Fernando Gomes Oliveira (Itabuna, 30 de junho de 1939 — Salvador, 24 de julho de 2022) e Fernando Vita
Fernando Gomes Oliveira nasceu em 30 de junho de 1939, em Itabuna. Fez curso técnico de contabilidade e depois passou a atuar em atividades agropecuárias. Ele começou a carreira política em 1973, aos 34 anos.
Na época, o ex-político foi convidado para assumir o cargo de secretário de Administração, que ocupou até meados de 1976, quando decidiu candidatar-se à prefeitura do município. Fernando foi recordista de mandatos legislativos na história de Itabuna: cinco ao todo, sendo o primeiro iniciado em 1978 e o último, em 2017.
Em 2016, mesmo com a candidatura indeferida sob suspeita de crimes de improbidade administrativa, Fernando Gomes teve o maior número de votos em Itabuna. Ele recorreu da decisão no Tribunal Superior Eleitoral e assumiu a prefeitura em janeiro de 2017.
Em 2020, ele voltou a ter a candidatura indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), mas concorreu à eleição. No entanto, ficou em 3° lugar, com 15,35% dos votos, e o eleito foi Augusto Castro.
Fernando Gomes ficou conhecido no Brasil após dizer, em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, que abriria o comércio "morra quem morrer". [Veja no vídeo acima]
Ainda no mesmo período, o ex-gestor afirmou que não houve "descaso" com vítimas da Covid-19 ao dar a declaração polêmica. Em seu primeiro casamento, com Gislene Neiva Monteiro Oliveira, ele teve quatro filhos. Atualmente, era casado com Sandra Neilma, com que teve outras duas filhas.
As obras e realizações de Fernando estão marcadas na história de Itabuna. Dentre elas destacam-se o Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães, o Instituto Municipal de Educação Aziz Maron (IMEAM), a Vila Olímpica de Itabuna.
Ele também foi o responsável pela abertura de avenidas, como a José Soares Pinheiro, pela construção de viadutos no semianel viário do município, por obras de saneamento e pavimentação de ruas e avenidas em inúmeros bairros, unidades de saúde, passarela sobre o Rio Cachoeira, Teatro Municipal Candinha Doria, a duplicação da Ponte de São Caetano, dentre outras.
Коментарі