Adauto Ribeiro - Direto da Câmara de Itabuna
As habilidades do prefeito Augusto Castro para capitar recursos públicos é incomparável, mas sua habilidade em aplicar estes recursos é questionada por muitos e merecedora da preocupação de outros.
O prefeito está imbuído da tarefa de capitar $30 milhões de Dólares e mais alguns milhares de Reais para a Emasa. A grande dúvida é, o que o cidadão de Itabuna, já endividado até o pescoço, pode esperar de mais uma dívida pública contraída em seu nome pelo poder público, já que é ele em última instância, o cidadão comum, que vai ter que pagar estas dívidas, contraídas por Augusto Castro, em nome de todos nós.
Quando o cidadão comum toma dinheiro emprestado no banco, sabe em que aplicar, porque aplicar e como aplicar, mas quando é o prefeito tomando essa dinheirama toda em nosso nome, e a política e o político brasileiro, a gente sabe como é, não resiste a tentação de tirar uma parte para si e gasta de forma errada o dinheiro capitado na maioria das vezes.
O cidadão de Itabuna pode dormir devendo e acordar muito mais endividado ainda, porque o prefeito está tomando milhões de dólares emprestado com o seu aval indireto. Algumas pessoas tem discutido comigo, alguns contra, outros na dúvida e uns poucos apoiando entusiasticamente.
Eles argumentam que Conquista já aprovou empréstimo maior que o dobro do valor pleiteado por Itabuna e são rápidos em se compararem com a próspera cidade do sudoeste baiano, esquecem-se porém, que Itabuna é uma cidade falida, pois já ocupou o terceiro lugar na economia estadual e caiu para além da décima.
Itabuna é falida, não no sentido de não ter dinheiro, é falida porque não sabe aplicar a arrecadação que possui, é falida porque todos o políticos são populistas e não sabem administrar a cidade, é falida porque cobra altos impostos e não dão retorno para os cidadãos, é falida porque gasta mal e esbanja o dinheiro arrecadado com imposto de forma errada e é falidade porque desperdiça dinheiro público.
O cidadão de Itabuna por mais sortudo que seja, ainda assim é um azarado por ser de Itabuna, para o Itabunense, lamentavelmente todo dia é dia de azar, é sexta-feira 13.
Uma boa narrativa quase sempre é movida por personagens marcantes. Às vezes, marcantes em suas grandiosas personalidades e habilidades mirabolantes.
O núcleo é onde chegamos no centro da essência de sua personagem. Aqui, falamos sobre suas características psicológicas. Quem ela realmente é por dentro. Curta nossa página!
Comments