Prefeitura começa a preparar a Campanha de Vacinação Antirrábica em Itabuna.
Vacinação antirrábica em Itabuna - ASCOM.
A Diretoria de Controle de Zoonoses (DCZ) da Secretaria Municipal de Saúde já está se preparando para a Campanha de Vacinação Antirrábica 2022, em Itabuna. Por isso, alerta donos e tutores de cães e gatos para o dia D da imunização, programado para 8 de agosto, quando começará a campanha que se encerra no próximo dia 17 de setembro.
A diretora do DCZ, Ellen Gleicer Lima Santos, adiantou que diferentemente de anos anteriores não haverá vacinação nas unidades de saúde. A imunização acontecerá nas praças dos bairros, sempre das 9 às 17 horas, em datas a serem divulgadas previamente, de acordo com o cronograma.
O dia 10 de setembro, por exemplo, já tem data confirmada a imunização dos pets na Praça Olinto Leone, no centro da cidade, durante todo o dia. Segundo a diretora DCZ, durante a campanha poderão ser imunizados cães e gatos a partir dos três meses de idade.
Ellen Gleicer destaca que a vacina é gratuita e a principal arma contra a raiva, doença infecciosa grave que atinge tanto o animal quanto o ser humano. “Ao vacinarmos nossos pets, estamos promovendo a saúde deles e da família cuidadora”, afirma a diretora.
Ela cita a raiva canina como uma das doenças mais graves que pode ser transmitida de animais para humanos e vice-versa e diz que uma de suas principais características é a “espuma” que se forma na boca de quem está infectado. “Mas, na verdade, é apenas um dos sintomas, a salivação excessiva”.
A raiva é também uma doença viral que pode acometer qualquer animal mamífero e tem uma incidência altíssima de morte. “A taxa de letalidade pode chegar a 100% conforme dados do Ministério da Saúde. Daí a importância da prevenção por meio da vacinação”, alerta a diretora do DCZ.
OPINIÃO
Quem dera o prefeito Augusto Castro também vacinasse a população de Itabuna contra as hepatites virais, ainda bem que com os cachorros ele se preocupa e vacina. Governar uma cidade apedeuta e carente como Itabuna, caiu como uma luva para o estilo populista de administrar do prefeito Augusto Castro.
Vale ressaltar que sua competência é notória em fazer de cada ato administrativo uma ação de marketing publicitário, por exemplo. ele em plena campanha nacional do Julho Amarelo, ele se limitou a testar os funcionários da Biosanear, contra as hepatites virais, deixando de fora toda a população de Itabuna.
Aliada a esta competência de se utilizar do marketing para enganar e burlar suas obrigações com a saúde pública, o prefeito conta com aliados fortíssimos na esfera pública, como o Ministério Público, que lhe tem sabida e notória simpatia, do governador do estado, do qual é um ilustre componente de sua base político-ideológica.
A OAB, que tem seu papel republicano, também engrossa o coro dos que consideram uma administração fortemente maquiada pelos instrumentos e técnicas do marketing político, satisfatória e aceitável, tudo baseado em erros e equívocos de administrações anteriores que agora ele esta a seguir no mesmo caminho.
Muito bem Sr. Augusto Castro, prefeito de Itabuna, não de maneira nenhuma maneira contra a vacinação de cães, continue a vacinar os cachorros e a deixar sem vacinas e testagens contra as hepatites virais, a tola e ignorante população de Itabuna.
Itabuna Digital News: O Blog que mostra tudo o que os outros blogs escondem!
Comentários