top of page

Ponta do Corumbau, uma das praias mais bonitas e isoladas da Bahia

A Costa do Descobrimento, como é conhecida a região do Litoral Sul da Bahia próxima ao Monte Pascoal, ainda esconde alguns belos segredos dos viajantes. E um dos tesouros mais bem guardados entre as praias da Bahia é a maravilhosa Ponta do Corumbau, onde uma longa faixa de areia adentra o mar na maré baixa e forma uma trilha que parece levar direto ao paraíso. É o destino ideal para quem deseja descanso total no Nordeste e distância da vida agitada das grandes cidades.


Faixa de areia que se forma na maré baixa na Ponta do Corumbau


O difícil acesso à Praia da Ponta do Corumbau, que é considerada uma das melhores praias do Brasil, ajuda a mantê-la com ares de antigamente, quando as praias eram ocupadas apenas por vilas de pescadores. Por lá não há multidões de turistas, nem grandes hotéis ou aglomerados de barracas na areia. Em Corumbau, o que reina é a tranquilidade e o movimento da maré, que leva e traz aquela pontinha de areia e hipnotiza os poucos turistas que andam por lá.


Para ajudar os viajantes que desejam chegar a esse cantinho baiano cheio de belezas, preparamos este post especial com todas as dicas para conhecer a Ponta do Corumbau. Junte-se aos felizardos que já mergulharam nesse maravilhoso mar e prepare a câmera: a Ponta do Corumbau é daqueles destinos que merecem muitos registros e boas lembranças.


Onde fica a Praia da Ponta do Corumbau


Localizada em Corumbau, no distrito de Prado, a Ponta do Corumbau é uma das regiões mais isoladas no Litoral Sul da Bahia. A Ponta do Corumbau ocupa apenas um pedacinho da longa faixa de areia que forma a Praia do Corumbau, que conta com 15 km de areia fina e mar calmo. Corumbau está localizada na Costa do Descobrimento, a 224 km de Porto Seguro, 55 km de Cumuruxatiba e menos de 10 km de Caraíva (no caminho pela faixa de areia).


Ponta do Corumbau


O que fazer na Ponta do Corumbau


A resposta mais óbvia é também a mais honesta: na Ponta do Corumbau, vá à praia! O mar calmo, a água com temperatura convidativa, as piscinas naturais e o incrível banco de areia que se forma na maré baixa formam um lindo conjunto para quem gosta de passar o dia inteirinho na praia. Na Ponta do Corumbau não há obrigações a cumprir e a pedida é mesmo relaxar. Aproveite as cadeirinhas oferecidas pelos restaurantes ou siga a pé pela areia até ter a sensação de ter a praia inteirinha para você!


Maré baixa na Ponta do Corumbau


O grande espetáculo, que é marca registrada da Praia da Ponta do Corumbau, acontece apenas na maré baixa, quando uma longa faixa de areia abre espaço em meio ao mar e permite que os turistas caminhem por até quinhentos metros mar adentro. E cada minuto da mudança da maré revela novas paisagens. É um fenômeno para ser observado calmamente e aproveitado em cada momento, da maré alta à maré baixa. Para saber o horário em que a maré estará mais baixa e a faixa de areia mais aparente, consulte a tábua de marés. Nas luas nova e cheia a maré sofre maior variação e o fenômeno se torna mais visível.


Ponta do Corumbau com a longa faixa de areia que adentra o mar


Para curtir ainda mais intensamente o mar de Corumbau, não deixe de fazer um passeio até o recife de corais de Itacolomi. A barreira natural, que ajuda a manter o mar de Corumbau tão tranquilo, está bem pertinho da Ponta do Corumbau, de onde saem os barcos de passeio. Em menos de meia hora você estará entre peixes coloridos e piscinas naturais. Outras opções para quem deseja fazer mergulho de snorkeling na região são os recifes do Pataxó e do Carapeba, mais próximos de Cumuruxatiba. Os passeios pelo mar podem também incluir roteiros para observação de baleias jubarte, que dão espetáculo nas águas da Bahia entre junho e novembro.


Praia da Ponta do Corumbau


Para quem está em Corumbau é que em meses de baixa temporada, quando há pouquíssimos turistas na praia, não será fácil montar um grupo para fazer os passeios. Com pouca gente, o custo será bem alto. Caso não consiga um valor acessível, tente fazer os passeios de barco partindo de Cumuruxatiba, onde há maior infraestrutura turística. A Cumuru Magical Tour e a Aquamar fazem roteiros com saída de Cumuruxatiba rumo aos recifes. A partir de Caraíva também é possível fretar uma lancha para o passeio.


Pedreiras de Praia do Corumbau


Ao lado da Ponta do Corumbau, o Rio Corumbau proporciona um banho delicioso para quem deseja água doce! O rio, que desemboca no mar, está entre os mais límpidos da região e é ótima pedida depois de um banho de água salgada. Quem chega a Corumbau nos passeios de buggy que saem de Caraíva obrigatoriamente atravessa esse rio, que divide as duas regiões. A travessia, que tem custo de R$ 4, acontece em pequenos barcos e dura menos de cinco minutos. O rio Corumbau também é ótima pedida para um passeio de canoa, caiaque ou SUP. O visual em meio ao mangue é lindo e a água sempre deliciosa.


Rio Corumbau


Para fugir da rota de praias, experimente uma visita à Aldeia Barra Velha, onde índios Pataxós recebem os turistas e apresentam um pouco da cultura dos povos nativos da região. Na aldeia é possível também comprar artesanatos típicos. A visita à Aldeia Barra Velha costuma estar inclusa no passeio que sai de Caraíva rumo a Corumbau, todavia, quem está hospedado em Corumbau pode fazer o trajeto inverso e ir até a aldeia.


Passeio de canoa pelo Rio Corumbau


E por falar em trajeto inverso, se você estiver hospedado em Corumbau, não deixe de fazer uma visita a Caraíva. O simpático vilarejo está localizado a apenas 8 km da Ponta do Corumbau (de buggy) e oferece lindas praias, como a Praia do Satu e a Praia da Boca da Barra. Caraíva, mesmo sendo bem tranquila, é a vizinha badalada de Corumbau.


Praia da Boca da Barra


Por lá há excelentes opções de restaurantes, pousadas deliciosas e um número bem maior de turistas, o que pode ser um ponto positivo para vários viajantes. Veja mais dicas de Caraíva e como chegar a esse paraíso.

 


Comments


 73 99164-9907

bottom of page