Termina às 23h59min desta quinta-feira, dia 14, o prazo para que a comunidade apresente sugestões e propostas sobre que tipo de serviço público gostaria de ver realizado em seu bairro e em toda a cidade no próximo ano.
A participação dos cidadãos está sendo virtual em um link no site oficial da Prefeitura de Itabuna que elabora a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A participação online substituiu o processo de audiências públicas em função da pandemia da Covid-19 nos últimos dois anos.
A iniciativa de chamar a comunidade para ajudar na elaboração da LDO para o exercício fiscal de 2023, conta com a participação das secretarias municipais de Planejamento, Fazenda e Orçamento e de Governo.
No ano passado, por exemplo, entre as sugestões apontadas virtualmente por 119 pessoas que participaram por meio de um formulário online, uma delas indicava como prioridade, a reurbanização de ruas dos bairros Pedro Jerônimo, Daniel Gomes e São Pedro.
Neste mês de abril, as obras de infraestrutura já foram iniciadas pelo prefeito Augusto Castro (PSD) para beneficiar cerca de 40 mil pessoas dessas localidades e de áreas circunvizinhas.
O supervisor do Departamento Financeiro e Orçamentário da Secretaria de Fazenda e Orçamento, João Xavier Pereira Neto, reforçou a importância de a população participar do processo de elaboração da LDO.
Segundo explicou, a coleta de sugestões contribui de forma decisiva para que os técnicos da Prefeitura elaborem a lista de prioridades da Lei a partir do interesse a quem os serviços públicos se destinam.
“A grande importância está sempre aliada aos anseios da sociedade”, reforça o supervisor. Ele acrescenta que é em momento como este que os moradores podem elencar suas principais necessidades, além de dizer o que desejam que a Prefeitura execute no município.
A atual Administração pretende consolidar essa interação popular para que o município possa executar obras, projetos e programas que atendam as necessidades prioritárias de cada bairro, já que há ações programáticas em execução visando o bem-estar das pessoas.
Comments