O ABBA é um grupo sueco de música pop, integrado por Anni-Frid "Frida" Lyngstad, Benny Andersson, Björn Ulvaeus e Agnetha Fältskog, ativo em 1972-1982. O nome "ABBA" é um acrônimo formado pelas primeiras letras de cada membro (Agnetha, Björn, Benny, Anni-Frid).
O quarteto formou-se em Estocolmo em 1972, mas só tiveram fama internacional depois de vencerem a edição de 1974 do Festival Eurovisão da Canção. Desde então, o ABBA ganhou popularidade empregando ritmos cativantes em suas canções, com letras simples e um som único, caracterizado pela harmonia das vozes femininas e da técnica wall of sound, efeito criado pelo produtor musical Phil Spector. Björn e Agnetha casaram-se meses antes da formação do quarteto, enquanto Benny e Frida casaram-se apenas em 1978; os quatro lidaram com obrigações artísticas ao mesmo tempo que se ocupavam com as suas novas famílias.
As suas gravações tiveram um impacto comercial, facto que levou o grupo a tornar-se o mais bem sucedido da gravadora Universal Music Group, e ser a banda que mais vendeu discos nos anos 1970.
O ABBA foi o primeiro grupo pop europeu a fazer sucesso em países anglófonos fora da Europa,[2] principalmente na Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Canadá e, em menor proporção, nos Estados Unidos.
No entanto, no auge de sua popularidade, os dois casamentos foram dissolvidos e essas mudanças se refletiram em sua música, escrevendo letras mais profundas com um estilo musical diferente.
O grupo experimentou um declínio comercial, o que acabou levando à decisão do fim do grupo, de modo que em dezembro de 1982 ocorria a última aparição do quarteto. Depois de um tempo fora do interesse público, na década de 1990 foram lançados vários álbuns de compilação que possibilitaram o retorno do grupo ao topo das paradas.
No dia 27 de abril de 2018, o ABBA anunciou retorno oficial com novas canções pela primeira vez em 35 anos e uma turnê para o primeiro semestre de 2019, confirmando, assim, o fato de ser considerado um dos grupos de maior sucesso do mundo, cujas vendas de seus álbuns são estimadas em 400 milhões em todo o mundo. Suas canções foram interpretadas por vários artistas, além de serem a base do musical Mamma Mia!.
O grupo é um ícone no seu país de origem, bem como uma figura importante na expansão da europop. Sua popularidade abriu as portas para outro grupos do mesmo gênero, fato que culminou na entrada do grupo para o Rock and Roll Hall of Fame.
(Fonte: Wikipédia)
Seleção das mais executadas em todos o mundo
Abba The Show fez mega turnê nacional em abril
Banda sueca chegou ao Brasil e faz oito apresentações em diferentes cidades, trazendo na bagagem grandes clássicos que marcaram épocas.
O ABBA é uma das poucas bandas em atividade que funciona como uma espécie de máquina do tempo. Ao ouvir suas músicas, o fã se transporta para a melhor época de sua vida, ao som do melhor da disco music.
A memória afetiva dos grandes hits do grupo é extremamente arrebatadora e, por onde eles passam com seu show, arrastam multidões. E, aqui no Brasil, não poderia ser diferente. O conjunto sueco chegou aqui em abril em terras tupiniquim para uma mega turnê compilando oito shows em diferentes cidades.
O espetáculo “ABBA The Show” é um dos fenômenos mais importantes da música pop mundial. A banda realizou uma quantidade muito maior de shows (cinco vezes mais) do que a formação original do grupo.
O “ABBA The Show” passou por 40 países pelo mundo, resultando em 3 apresentações com ingressos esgotados no Hollywood Bowl (2004, 2009 e 2010). Em 2011 se apresentou para mais de 70 mil pessoas no vale do Anhangabaú, na cidade de São Paulo. E, no Espaço das Américas, em 2018, não foi diferente!
A banda realizou uma apresentação emocionante na casa, animando e colocando para dançar o público, que foi embalado pelos grandes hits e contou ainda com a presença de Ulf Andersson e Roger Palm, integrantes da formação original do ABBA.
A turnê de 2019 veio com uma produção ainda mais épica. O cast é formado por Camilla Dahlin, Katja Nord Mats Ronander, Janne Schaffer, Finn Sjöberg e Lasse Wellandere. Além claro, dos integrantes da formação original Ulf Andersson e Roger Palm e membros da Orquestra Sinfônica Nacional de Londres regida pelo maestro Matthew Freeman.
Com as oito datas confirmadas aqui no Brasil, “ABBA The Show” passou por Ribeirão Preto (SP) no dia 19, por São Paulo (SP) no dia 21 e por Porto Alegre (RS) no dia 25. Dia 26 foi a vez de Santos (SP), 30 Jundiaí (SP) e em 2 de maio Curitiba(PR). No dia 3 de maio, o Abba tocou no Rio de Janeiro e se despediu desta turnê nacional.
Nestes shows a plateia ficou por dentro da história da banda e foi conduzida por uma jornada através da história do ABBA. Volta no tempo e entende perfeitamente como era quando Bjorn, Benny, Agnethae Fridase se conheceram e fizeram juntos o primeiro show, em meados de 1970.
Uma extravagancia musical de 2 horas de repertório com as clássicas “Waterloo”, “SOS”, “Mamma Mia”, “Dancing Queen”, “Money Money Money”, “Knowing Me Knowing You” e muito mais.
O “ABBA The Show” foi um fenômeno, um ícone musical que se mantém em alta mesmo depois de todos esses anos.
ABBA THE SHOW – BRAZILIAN TOUR 2019
Assessoria ABBA | Talento Comunicação Fabiana Villela | (11) 98686-3344 | imprensa@talentocomunicacao.com.br
Comments