Nesta sexta-feira (25), a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Rússia afirmou que haverá ‘consequências prejudiciais’ se Suécia e Finlândia tentarem se juntar à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).
A declaração foi feita por Maria Zakharova em uma entrevista coletiva.
Segundo ela, as consequências seriam “políticas e militares” para ambas as nações.
“Todos os países membros da OSCE, em suas capacidades nacionais, incluindo Finlândia e Suécia, reafirmaram o princípio de que a segurança de alguns Estados não deve ser fornecida em detrimento da segurança de outros países.
É óbvio que a adesão da Finlândia e da Suécia à OTAN, que é sobretudo, como bem sabem, um bloco militar, teria graves consequências político-militares que exigiriam medidas recíprocas do nosso país”, afirmou.
Maria Zakharova disse que os “esforços direcionados da OTAN e de alguns países da Aliança – em primeiro lugar os Estados Unidos – para atrair a Finlândia e a Suécia para lá” não passaram despercebidos por Moscou.
Ao mesmo tempo, a Rússia considera a política finlandesa de não adesão militar como um “elemento importante para garantir a segurança no norte da Europa, no continente europeu em geral”, sublinhou a voz da diplomacia russa.
Comments