A semana começou com o fim da greve de médicos peritos e servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que já durava dois meses.
Com isso, os mais de 1,09 milhão de pessoas que estão na fila aguardando atendimento médico pericial já podem reagendar o atendimento.
No Rio de Janeiro, o número de pessoas que amargam essa longa espera chega a 60.026. Os números fazem parte de um levantamento solicitado pelo Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP) ao Ministério do Trabalho e Previdência.
Neste número total de perícias, estão todos os tipos de benefícios que necessitam de avaliação para serem concedidos.
A lista inclui auxílio-acidente, auxílio por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença) e aposentadoria incapacidade permanente (antiga aposentadoria por invalidez), pagos a quem tem alguma incapacidade para o trabalho.
De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, a remarcação poderá ser feita pelo aplicativo Meu INSS, pelo site ou pela central de atendimento 135, que funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h.
"Apesar do reagendamento, o INSS considerará a data originalmente marcada como a data de entrada do requerimento, para evitar prejuízo financeiro aos segurados" informou em nota.
Para agendamento via site ou aplicativo, o segurado vai precisar criar login e senha na plataforma Gov.br.
O Meu INSS está inserido nesse ambiente virtual.
Acordo assinado no ministério
O acordo para encerramento da greve de servidores e médicos peritos foi assinado no Ministério do Trabalho e Previdência na presença do ministro José Carlos Oliveira, do presidente do INSS, Guilherme Serrano, da diretora substituta de Gestão de Pessoas do INSS, Eva Lorena Ferreira, e de representantes da categoria.
No documento, os servidores se comprometeram a repor os dias não trabalhados para agilizar a análise de processos e a concessão de benefícios. A compensação será feita conforme plano de trabalho que ainda será elaborado. Segundo o acordo, a compensação poderá ser feita até o dia 30 de junho de 2023.
Além das demandas relacionadas à valorização da carreira, o acordo prevê a constituição de um comitê permanente para melhorias do programa de gestão e dos processos de trabalho dos serviços previdenciários (serviço social e reabilitação profissional), com participação paritária de representantes da carreira e do INSS, com poder deliberativo para apresentação das propostas à Presidência do instituto.
A categoria aceitou um reajuste de 5% que será concedido a todos os servidores federais, ante um reajuste pedido de 19,99%, após 61 dias de paralisação. No entanto, o reajuste ainda não foi definido pelo governo federal.
Já no acordo assinado por representantes dos médicos peritos e pelo ministro ficou estabelecido que, se o reajuste dos servidores for linear para todo o funcionalismo, os peritos receberão o mesmo índice. Ao todo, foram 52 dias de paralisação, no caso dos médicos.
Serviço
Como marcar pelo Meu INSS
1 - Acesse o site ou o aplicativo meu.inss.gov.br
2 - Informe CPF e senha
3 - Clique em "Serviços"
4 - Na aba "Benefícios", clique em "Auxílio-doença"
5 - Clique em "Perícia" e depois escolha "Remarcar perícia"
6 - Informe o número de documento
7 - Acesse "Reagendar atendimento"
8 - Anote as orientações ou faça um print da tela
Agendamento pela central 135
1 - Disque 135
2 - Em seguida digite seu CPF ou da pessoa para a qual será feito o reagendamento
3 - O sistema informará um número do protocolo. Anote
4 - Logo depois disque 0 para falar com atendente
5 - Em seguida, um funcionário atenderá o telefone
6 - Informe que quer remarcar a perícia
7 - Anote todas as informações que forem passadas
8 - A central funciona de segunda-feira a sábado, das 7h às 22h
Comments