top of page

Tenho 38 anos e não consegui muito na vida. É tarde demais?

Depoimento


Aos 38, eu estava perdendo interesse no meu trabalho de carpinteiro e minha coluna doía. Aos 40, eu tive minha primeira filha. Aos 42, meu primeiro filho. Aos 45, entrei na universidade. Aos 50, eu consegui dois diplomas: ciência da computação e matemática aplicada.

Mas algo chamado "Bolha da Internet" aconteceu enquanto eu estudava, e o trabalho com computação ficou difícil de encontrar, mesmo para os jovens que estavam comigo na universidade. Eu fiquei mais um ano na faculdade, estudando para ser um professor de matemática, e passei mais um semestre como professor substituto, sendo chamado quando alguém ficava doente.

Fui chamado duas vezes em quatro meses. Enquanto isso, eu estava trabalhando como um carpinteiro de novo, na verdade gostando do trabalho depois de uma longa pausa. Então me foi oferecido um trabalho temporário ensinando cursos de construção residencial e engenharia baseada em matemática para jovens adultos numa escola politécnica.

Os estudantes eram ótimos: boas pessoas de várias origens. O trabalho se tornou permanente até que eu me aposentei há alguns meses, com 66 anos. Eu poderia ter continuado, mas tenho outros planos, interesses, que ficarão cada vez mais difíceis de serem alcançados.

Eu consegui muito na vida? Acho que depende do seu sistema de valores. Certamente eu não sou rico em termos financeiros mas, com uma pequena aposentadoria e algum retorno de investimentos, eu tenho tudo que preciso. (Certamente, se eu tivesse começado mais cedo, eu teria mais dinheiro, mas não tenho nenhum arrependimento.)

Tenho uma linda esposa, a quem amo ainda mais do que no dia em que nos casamos há mais de 30 anos. Tenho dois filhos adultos maravilhosos. Sou relativamente saudável. Sou feliz. Consegui tudo que eu poderia desejar. Sou muito sortudo.


Antigo Instructor em Southern Alberta Institute of Technology(2005–2018)


 

Comments


 73 99164-9907

bottom of page