top of page

Áustria proíbe símbolos de grupos como Estado Islâmico, Hezbollah e Hamas


O Parlamento da Áustria aprovou nesta terça-feira (11) uma lei que proíbe a exposição pública de símbolos e gestos de diversos grupos terroristas como Estado Islâmico, Irmandade Muçulmana, Hamas, Hezbollah, PKK, entre outros.


A legislação foi adotada graças à maioria ostentada pela coalizão de governo direitista e atual presidente rotativa da União Europeia (UE), formada pelo democrata-cristão ÖVP e o ultranacionalista FPÖ, informou a televisão pública “ORF”.


Também foram incluídos na lista os símbolos do grupo ultranacionalista turco “Lobos Cinzentos” e do movimento fascista croata “Ustasha”, que durante a Segunda Guerra Mundial era um aliado da Alemanha nazista.


Enquanto o governo liderado pelo chanceler federal, Sebastian Kurz, defendeu a medida, a oposição social-democrata e liberal criticou a elaboração “totalmente aleatória” da lista de organizações afetadas por esta proibição.


A Áustria é lar de uma numerosa comunidade curda, cujos elementos mais radicais se manifestam de forma regular com bandeiras do PKK nas ruas do centro de Viena.


Em protestos organizados contra o Estado de Israel, seja por incidentes no conflito com os palestinos ou por causa do chamado “Dia do Jerusalém”, costumam aparecer manifestantes com bandeiras de Hamas e Hezbollah, no meio de gritos antissemitas.


 


Comments


 73 99164-9907

bottom of page