Acompanhe aqui no Girofex as principais notícias sobre violência, segurança pública em Itabuna e nas principais cidades do país.
Alerj quer Witzel investigado por ‘uso secreto’ de snipers
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), foi alvo de um pedido de investigação feito pela deputada estatual Renata Souza (PSOL) pelo “uso de atiradores de elite em operações policiais”.
Witzel pode ser investigado pelo MPF (Ministério Público Federal) e pelo MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro)
Presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Renata pede para que o os órgãos solicitem às polícias civil e militar uma listagem das ocasiões em que os snipers foram levados a operações, assim como uma avaliação da conduta do governador.
Neste domingo (31), segundo o UOL, Witzel afirmou que snipers (atiradores de elite) estão sendo utilizados no Rio de Janeiro.
“Só que não há divulgação. […] Quem avalia se vai dar o tiro na cabeça ou em qualquer parte do corpo é o policial”, disse o governador.
Para a deputada, o sigilo de Witzel em relação ao uso de atiradores de elite pode mascarar dados de letalidade violenta em regiões carentes.
GM prende 15 flanelinhas que atuavam no entorno do Independência em BH, já em Itabuna...
Ação aconteceu antes do clássico entre Cruzeiro e América. Um dos presos tem longa ficha criminal e tinha mandado de prisão em aberto.
Agentes da Guarda Municipal e do setor de fiscalização da Prefeitura de BH prenderam 15 flanelinhas na tarde deste domingo no entorno da Arena Independência, que recebeu a partida entre Cruzeiro e América, válida por uma das semifinais do Campeonato Mineiro.
O objetivo dos guardas era evitar a prática da extorsão nas ruas da cidade e garantir a tranquilidade dos torcedores. Um dos presos é Daniel Luiz de Almeida e Silva, de 40 anos, que tinha mandado de prisão em aberto.
Segundo a Guarda Municipal, ele tem pelo menos 18 passagens por crimes que incluem roubo e até tentativa de homicídio.
A ocorrência foi encerrada na Central de Flagrante 1 da Polícia Civil (Ceflan).
Enquanto isso em Itabuna, os flanelinhas continuam arranhando os veículos estacionados na avenida Beira Rio de motorista que não se submetem a pagar o que eles cobram.
Os crimes de extorsão praticados pelos flanelinhas por toda cidade de Itabuna, principalmente nas áreas mais valorizadas do município, aumentam, deixando motoristas reféns dessa quadrilha.
Contactamos a Guarda Municipal e a Polícia Militar, mas até agora não houve um retorno oficial por parte destes órgãos.
“O protocolo é claro: se alguém está com fuzil, tem que ser neutralizado de forma letal”
Os atiradores de elite da Polícia Civil do Rio de Janeiro já estão em atividade, abatendo suspeitos de tráfico nas favelas, conforme contou o governador Wilson Witzel, em entrevista ao ‘O Globo.’
“Os snipers são usados de forma absolutamente sigilosa. Eles já estão sendo usados, só não há divulgação.
O protocolo é claro: se alguém está com fuzil, tem que ser neutralizado de forma letal”, afirmou o governador do estado.
A prática foi uma das promessas de campanha de Witzel, mas é criticada por juristas e “especialistas” em segurança pública, principalmente aqueles com agenda progressista .
O próprio Ministério Público chegou a afirmar, ainda no ano passado, que denunciaria o governador se ele colocasse a proposta em prática.
Sobre a chance de pessoas inocentes serem atingidas pelos disparos, ele minimizou. “E algum morador foi atingido até agora? Não.
A utilização de helicópteros é fundamental para coibir o tráfico.
O que mais leva desespero a esses terroristas é aeronave sobrevoando a área deles. Porque aí eles não têm escapatória.
Aí o que os bandidos fazem? Pegam moradores, botam fuzil na cara e falam assim: ‘Vai lá e reclama. Vai lá e coloca fogo”, disse.
Questionado sobre a alta no número de mortos em confronto com a polícia, Witzel disse não ser uma preocupação. “Zero preocupação. Eu confio na polícia e tenho dito isso para eles.
Quando eu acabei com a Secretaria de Segurança Pública, o objetivo era exatamente dar às polícias o protagonismo e o poder de decisão.
Os criminosos provocam tiroteios, orquestram assaltos e arrastões exatamente para poder causar um certo pânico”, afirmou.
Homem assassinado no Pedro Gerônimo
31 DE MARÇO DE 2019
Um homem identificado como Adoniram Barbosa Alves, 31 anos, foi assassinado na manhã deste Domingo (31), no bairro Pedro Gerônino, em Itabuna.
As primeiras informações são que, testemunhas em depoimento a policia, informaram que a vítima tinha de propriedade um carro Punto de cor preta, que teria sido levada por dois homossexuais e uma mulher.
Ainda conforme informações, Adoniram era da cidade de Morro do Chapéu e estava em Itabuna a trabalho. A vítima não resistiu aos ferimentos e faleceu no local.
Segundo populares trocou tiros com a policia e foi parar no Hospital de Base
31 DE MARÇO DE 2019
Um homem identificado como Melk, trocou tiros com a equipe especial da PMBA, do CETO e acabou sofrendo perfuração a bala, pelas costas.
O fato aconteceu no último dia de março na localidade da Horta, bairro Novo Horizonte, um dos bairros mais violentos da cidade de Itabuna.
NOTA: Segundo imagens divulgadas pelo blog Vermelhinho, um corpo que aparece estendido no chão baleado pelas costas, seria do atirador.
Preso o autor de ameaças de ataque na Universidade Santa Cruz
Para a polícia ele confessou a autoria, mas disse que foi uma brincadeira, mas foi preso assim mesmo.
A Polícia Civil de Ilhéus, no sul da Bahia, localizou o autor das postagens do Facebook, na última quarta-feira, 27, ameaçando promover um ataque na Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc).
Trata-se de Wellington Monteiro de Oliveira, 23 anos.
Ele tem entrada na polícia por uso de drogas.
É estudante do ensino médio.
Ao ser interrogado, Wellington confessou a autoria da ameaça, mas disse ter sido apenas uma brincadeira e que não tinha noção da repercussão que o caso gerou.
Agentes policiais estiveram na residência do rapaz, mas nada de ilícito foi localizado no local.
As postagens no facebook foram feitas com o uso do smartphone pessoal do autor. O aparelho foi apreendido.
Comments