top of page

Assine agora para que a mineradora norueguesa deixe de poluir nossas águas e de destruir famílias!


A maior refinaria de alumínio do mundo fica em Barcarena, no Pará. Isso poderia significar desenvolvimento para a região, se a realidade não fosse cruel com quem vive próximo a refinaria Hydro Alunorte, da Norsk Hydro, mineradora norueguesa.


Em 2018, após muitas chuvas, cidades e vilarejos da região foram inundados por uma lama de cor vermelha completamente poluída com rejeitos tóxicos provenientes da refinaria. E não para aí. Como resultado, moradores desenvolveram diferentes tipos de doenças e bebês nasceram com má formação.


A Norsk Hydro representa um risco para o futuro das pessoas e da natureza, não podemos nos silenciar diante disso, junte-se a essa luta e exija:


11 mil pessoas estão em busca de justiça após sofrerem com pelo menos 10 desastres semelhantes. Devido à lentidão do processo judicial no Brasil, as vítimas estão agora processando a mineradora na Holanda para ter a reparação que merecem.


Em 2018 a Norsk Hydro admitiu o descarte de água não tratada nos rios do Pará e afirmou ser “completamente inaceitável”, mas segue negando que suas ações tenham resultado na contaminação de moradores da região.


Para os moradores que acreditaram nas promessas de desenvolvimento da mineradora para a cidade, Barcarena é uma “Chernobyl” na Amazônia. Basta. Não podemos mais aceitar que multinacionais coloquem lucros acima das pessoas e saiam impunes. Precisamos agir para que a Norsk Hydro seja responsabilizada imediatamente.



A comunidade da SumOfUs sempre se uniu para combater injustiças. Dessa vez não pode ser diferente. Precisamos da maior quantidade de assinaturas possíveis para pressionar a Norsk Hydro a finalmente fazer a coisa certa.


Agradecemos muito todo o seu apoio, Vanessa, Flora e toda equipe da SumOfUs


Mais informações


Barcarena, uma Chernobyl na Amazônia Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 5 Janeiro 2022.


 

Comments


 73 99164-9907

bottom of page