A maior refinaria de alumínio do mundo fica em Barcarena, no Pará. Isso poderia significar desenvolvimento para a região, se a realidade não fosse cruel com quem vive próximo a refinaria Hydro Alunorte, da Norsk Hydro, mineradora norueguesa.
Em 2018, após muitas chuvas, cidades e vilarejos da região foram inundados por uma lama de cor vermelha completamente poluída com rejeitos tóxicos provenientes da refinaria. E não para aí. Como resultado, moradores desenvolveram diferentes tipos de doenças e bebês nasceram com má formação.
A Norsk Hydro representa um risco para o futuro das pessoas e da natureza, não podemos nos silenciar diante disso, junte-se a essa luta e exija:
11 mil pessoas estão em busca de justiça após sofrerem com pelo menos 10 desastres semelhantes. Devido à lentidão do processo judicial no Brasil, as vítimas estão agora processando a mineradora na Holanda para ter a reparação que merecem.
Em 2018 a Norsk Hydro admitiu o descarte de água não tratada nos rios do Pará e afirmou ser “completamente inaceitável”, mas segue negando que suas ações tenham resultado na contaminação de moradores da região.
Para os moradores que acreditaram nas promessas de desenvolvimento da mineradora para a cidade, Barcarena é uma “Chernobyl” na Amazônia. Basta. Não podemos mais aceitar que multinacionais coloquem lucros acima das pessoas e saiam impunes. Precisamos agir para que a Norsk Hydro seja responsabilizada imediatamente.
A comunidade da SumOfUs sempre se uniu para combater injustiças. Dessa vez não pode ser diferente. Precisamos da maior quantidade de assinaturas possíveis para pressionar a Norsk Hydro a finalmente fazer a coisa certa.
Agradecemos muito todo o seu apoio, Vanessa, Flora e toda equipe da SumOfUs
Mais informações
Barcarena, uma Chernobyl na Amazônia Instituto Humanitas Unisinos – IHU. 5 Janeiro 2022.
Moradores do Pará acusam mineradora norueguesa por má formação em bebês Folha de São Paulo. 2 Março 2021.
Contaminação em Barcarena tem origem na Hydro Paragominas, afirma laudo Notícias de Mineração Brasil. 30 Julho 2018.
Contaminação de rios em Barcarena, no PA, que afeta 40 mil pessoas vira processo internacional na Holanda G1. 9 Fevereiro 2021.
Lama tóxica faz 11 mil moradores do Pará irem à Holanda atrás de reparação Veja. 24 Junho 2022.
Comments