Na manhã desta terça-feira, dia 31, a Prefeitura de Itabuna, por meio da Secretaria da Fazenda e Orçamento, realizou audiência Pública para avaliação do cumprimento das metas fiscais do 1º quadrimestre do exercício financeiro de 2022.
O encontro aconteceu na Biblioteca Plínio de Almeida, onde funcionam, temporariamente, as Comissões Técnicas Permanentes da Câmara de Vereadores.
Vereadora Wilmacy Oliveira pedindo esclarecimentos sobre o relatório
A audiência atendeu ao disposto no art. 9º da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), tendo sido apresentados demonstrativos do resultado alcançado no primeiro quadrimestre de 2022.
O município teve uma arrecadação de R$ 239.106.895,81, representando 34,25% do que foi projetado para o exercício fiscal.
A cada quadrimestre, os representantes do Executivo Municipal devem apresentar a prestação de contas à população, detalhando os recursos financeiros arrecadados e onde foram aplicados na cidade para que a comunidade possa tomar conhecimento de eventuais superávit e faça o controle de gastos com setores como Educação, Saúde, Infraestrutura, dentre outros.
O encontro foi aberto ao público e teve a participação de associações de moradores e entidades representativas do município.
Consultor Robson Pestana da consultoria contábil
Coube ao consultor Robson Pestana da consultoria contábil apresentar os indicadores fiscais.
Os relatórios da prestação de contas poderão ser acessados no Portal da Transparência no site oficial da Prefeitura:: www.itabuna.ba.gov.br .
“A audiência transcorreu dentro da normalidade, mesmo com baixa participação da população. Mas, as secretarias municipais da Educação, Esporte e Lazer, Fundação Marimbeta, Controle Interno e a própria Secretaria da Fazenda e Orçamento enviaram seus representantes”, disse o supervisor do Departamento Financeiro e Orçamento, João Xavier Pereira Neto.
________________________________
Opinião
José Adauto Ribeiro da Cruz — Editor
“A audiência transcorreu dentro da normalidade, mesmo com baixa participação da população...[,] disse o supervisor do Departamento Financeiro e Orçamento, João Xavier Pereira Neto."
E assim a população de Itabuna, descomprometida e alheia ao que acontece nos bastidores econômicos do poder, mais uma vez se faz ausente, dando não só para Castro, mas para qualquer governante, espaço para que faça um governo sabendo que a população não comparece às audiências públicas, quando comparece não nada do que se está falando.
Um exemplo disso é o vereador Cosme Oliveira, protegido do Líder do Governo na Câmara, que mais parece um "papagaio de piranta" falando apenas o que lhe "sopram" os servidores e colegas edis, mas ainda bem que Itabuna conta com a vereadora Wilmacy, sempre interessada em entender como a máquina funciona e como o dinheiro público é aplicado.
Comentarios