O deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) se tornou presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
O parlamentar é autor de vários Projetos de Lei e Indicações em favor dos idosos, como também idealizador de diversas ocasiões com tom informativo e utilitário na Casa, com assuntos sobre situações que acometem as pessoas da terceira idade. Segundo informações da Síntese de Indicadores Sociais (SIS), entre 2005 e 2015, a proporção de idosos de 60 anos ou mais na população do Brasil cresceu de 9,8% para 14,3%.
Ao longo dos seus 20 anos de vida pública, o deputado José de Arimateia tem atuado com afinco na defesa dos interesses dos idosos. No seu primeiro mandato na Casa (1999-2003), o parlamentar chegou a propor a criação da Delegacia do Idoso.
O órgão passou a atuar a favor da terceira idade em 2006, na capital baiana. Já em 2011, em pronunciamento no Parlamento Baiano, ele solicitou ao Governo do Estado da Bahia a criação de uma delegacia similar no município baiano de Feira de Santana.
O republicano também solicitou, através da Indicação 18.698/2011, a criação do Instituto do Idoso. A ideia é promover a integração da população da terceira idade, oferecendo atividades lúdicas e culturais, promovidas por profissionais de áreas diversas, que reforcem sua capacidade de se incluir na sociedade.
Como presidente da Frente, o republicano objetiva dar maior visibilidade acerca do Projeto de Lei do Poder Executivo, do qual ele foi relator e já foi aprovado em 17 de dezembro de 2013 pela ALBA. O PL tem a finalidade de instituir a Política Estadual da Pessoa Idosa, por meio da Lei 12.925.
“Ainda não conseguimos, através do Governo do Estado, a regulamentação da Política Estadual da Pessoa Idosa. Agora darei a minha contribuição com toda força e empenho para que definitivamente produza efeitos realmente significativos e eficazes.
De forma integrada, tenho certeza que temos condições de alterar a realidade dos idosos, principalmente na assistência à saúde”, garantiu Arimateia, explicando que irá também lutar muito pela implantação de mais Conselhos Municipais e Estaduais do Idoso no Estado
Comments