Toffoli voltou alfinetar a Lava Jato durante evento na noite da última segunda-feira (18) em Minas Gerais
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, afirmou que o combate à criminalidade no Brasilnão se faz com “heróis”, mas com as instituições.
Em Belo Horizonte, o ministro participou do seminário “Macrocriminalidade – Desafios da Justiça Federal” organizado pela Associação dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe).
As declarações foram dadas no momento em que STF é alvo de críticas de integrantes do Ministério Público por causa da decisão de fixar a competência da Justiça Eleitoral para julgar casos de caixa dois que tenham sido cometidos em conexão com crimes comuns, como corrupção e lavagem de dinheiro.
Segundo a revista VEJA, Toffoli afirmou:
“Não podemos criar ódios entre nós, mas excessos não serão admitidos. Canalhices e cretinices, como disse o (ministro do STF) Gilmar Mendes, não podem ser admitidas, e as senhoras e os senhores, os juízes, têm de impedir que excessos sejam cometidos.”
E acrescentou:
“Porque somos os moderadores da sociedade. Nós é que temos que ser os prudentes. O que não pode haver é excesso ou heróis. Não é a ação de heróis que resolve. São as instituições.”
Comments