Para o Brasil o banco Itaú espera que a inflação termine o ano de 2019 em 4,1%, impactada pelo recente choque no preço da carne bovina. Para 2020, porém, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foi reduzida de 3,7% para 3,5%.
Para 2020, a projeção para a alta dos preços da alimentação em domicílio foi reduzida de 4,6% para 4,0%. “Acreditamos que o presente choque no preço da proteína bovina possui viés potencialmente deflacionário à frente, uma vez que parte da alta atual nos preços pode ser devolvida ao longo do próximo ano calendário e que as expectativas de inflação não devem ser impactadas.”
Em Itabuna, mais precisamente no bairro da Conceição, a inflação ultrapassa os 8% porque sua rede de supermercados e do comércio em geral, vendem com preços superiores aos do restante do comércio da cidade, puxando assim o índice da inflação medida no bairro lá para cima.
Algumas empresas, como a Comercial de Alimentos Rosa de Ouro Ltda., localizada na principal praça do bairro, vende seus produtos com preços muito acima da média nacional provocando a alta dos preços.
QR Code
A loja ou supermercado fornece aos consumidores uma Nota Fiscal como comprovante de pagamento que o consumidor pode verificar pelo QR Code sua autenticidade.
Está Nota Fiscal está com indícios de que é fria, amanhã estou indo até a Sefaz para averiguá a autenticidade, já que o QR Code negou. A conclusão da pesquisa seguirá após a verificação junto Sefaz.
Comentários