O curso, realizado em duas etapas, atende um total de 48 pessoas, sendo 24 conselheiros titulares e 24 suplentes, além das servidoras lotadas no Conselho e convidados que atuam na área da saúde.
O curso, ministrado por Antonio José Costa Cardoso, professor Tom, médico, Mestre em Saúde Coletiva e Doutor em Saúde Pública, versa sobre planejamento estratégico e participativo e usa como base estudo de caso do Conselho Nacional de Saúde.
Eles promovem cursos para gastar o dinheiro público sem nenhum retorno, sendo que o Conselho Municipal de Saúde é um órgão que não consegue ouvir Fernando Gomes relinchar alto que já abaixa a cabeça. Se este conselho prestasse para alguma coisa a saúde não estaria do jeito que está, nem o Gárgula não seria mais prefeito.
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Saúde de Itabuna, Liamara Bricídio, “a iniciativa parte da necessidade de capacitar os conselheiros para o exercício do controle social das ações da saúde em Itabuna de maneira organizada e efetiva”.
Cidadão itabunense, é tudo de fachada que só serve para enganar você, Paulo Silva, vice-presidente do Conselho, afirma que “a formação é um elemento fundamental para que a sociedade civil organizada que atua no controle social das políticas de saúde tenha plenas condições de fazer frente ao processo de desmonte do SUS e precarização da saúde pública que maltrata a população de Itabuna e região”.
Esses esquerdistas só sabem conversar fiado e elaborarem frases como estas, que na prática não resulta em nada que se aproveite para quem precisa de ser atendido num posto de saúde.
Leia mais:
A mesa diretora do Conselho afirma que continuará priorizando a formação dos conselheiros no que diz respeito a organização e planos de ação de fiscalização e, principalmente, de solicitações e proposições de melhorias para conter a crise da saúde em Itabuna e que a população volte a ter atendimento conforme preconiza a nossa Constituição.
Pura embromação dessa cambada de conselheiro de fachada, na verdade eles são coniventes com os desmandos da saúde e co-responsáveis pelo estado de calamidade que a saúde pública atravessa em nossa cidade.
Quanto mais dinheiro o governo federal liberar para Itabuna, mais Fernando Gomes vai fazer esse dinheiro desaparecer nos meandros de sua burocracia e de seus asseclas, enquanto a população de Itabuna adoece.
Itabuna conta com pelo duas instâncias para fiscalizar a aplicação dos recursos da saúde, um é o Conselho Municipal de Saúde, que é incompetente e subserviente e a outra instância é a Câmara de Vereadores, que só faz o que o prefeito Fernando Gomes manda e quer, então a Saúde de Itabuna, ou melhor, os recursos da saúde pública em Itabuna estão ao bel prazer de Fernando Gomes para fazer o que quiser.
Volto a repetir que a Câmara de Vereadores de Itabuna, o poder fiscalizador, representante dos interesses do povo, vai de encontro à pareceres técnicos do TCM, do Ministério Público, na verdade protegendo os desmandos do gárgula mor, Fernando Gomes que cuida de seus próprios interesses escusos e se enriquece a cada dia, a olhos vistos, juntamente com os vereadores que o protegem e o blindam da ação do império da lei de todas as formas e maneira hodiernas disponíveis.
Comments