top of page

Parecer do Senado é contra abertura da CPI Lava Toga


Revelado nesta segunda-feira (25), um parecer da Consultoria Legislativa do Senado afirma que nenhum dos 13 fatos alvos do pedido de CPI Lava Toga deve ser investigado pela Casa.


O pedido havia sido protocolado pelo senador Alessandro Vieira (PPS-SE) na semana passada. Ele reuniu 29 assinaturas — duas a mais que o necessário –, mas a instalação da comissão ficou pendente de análise jurídica.


O argumento usado pelos consultores para rejeitar a maioria dos objetivos da CPI é de que há limites no poder de investigação dos senadores.



Segundo o parecer, uma CPI pode investigar atos administrativos praticados no Judiciário (por exemplo, licitações, compras de materiais, contratações de obras).


No entanto, segundo o Congresso em Foco, a atividade jurisdicional (ou seja, a natureza das decisões tomadas pelos ministros do STF, por exemplo) está fora do alcance de uma CPI.


“A doutrina e a jurisprudência do STF entendem que o princípio da separação dos poderes representa obstáculo constitucional ao exercício do poder de investigação parlamentar para exame de atos ou atividades de índole jurisdicional”, afirma um trecho do documento.

Comments


 73 99164-9907

bottom of page