Pesquisa da Educação no Brasil Sob a Ótica PISA, TALIS e OCDE por Adauto Ribeiro
- Adauto Ribeiro Repórter e Ghislaine Cafezeiros
- 20 de jan. de 2020
- 3 min de leitura

Da Redação com informações do MEC e OCDE
Segundo a Pisa(*), as salas de aula do Brasil estão entre as mais indisciplinadas do mundo, mostram pesquisas. Automaticamente, os professores brasileiros são alguns dos que mais "perdem tempo" tentando manter a sala em ordem. E esse cenário tem uma relação direta com o desempenho dos alunos.
Diz a Talis(**) que no Brasil, 94% dos professores dos anos finais do ensino fundamental concluíram a educação superior. Mais de 95,1% acreditam que podem ajudar os alunos a pensar de forma crítica. As constatações aparecem nos resultados da Pesquisa Internacional sobre Ensino e Aprendizagem (Talis), realizada pela (***) Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE e coordenada no Brasil pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Os professores brasileiros estão entre os que passam o maior número de horas por semana ensinando. São 25 horas semanais, seis horas a mais do que a média dos países pesquisados. Eles relatam investir 20% do tempo de aula na manutenção da ordem em sala. Essa média, nos países da Talis, é de 13%.
Em contraste com isso a Pisa detectou que ultrapassa os 40% o índice de alunos que reconhecem que, em todas ou na maioria das aulas, o professor precisa esperar muito tempo para ensinar, até conseguir que a turma pare de bagunçar. A média dos países membros da OCDE é muito menor: 26%.
Os resultados da Pisa diz que com um ambiente educacional indisciplinado, o resultado é o que o Brasil já tem verificado ao longo de vários anos: fraco desempenho escolar e presença nos mais baixos patamares em rankings internacionais de educação.
Talis – A Pesquisa Internacional sobre o Ensino e Aprendizagem (Teaching and Learning International Survey) coleta dados comparáveis internacionalmente sobre o ambiente de aprendizagem e as condições de trabalho dos professores nas escolas. O objetivo é fornecer informações válidas, oportunas e comparáveis do ponto de vista dos profissionais nas escolas para ajudar os países a revisar e a definir políticas para o desenvolvimento de uma profissão docente de alta qualidade.
Pisa destacou que na outra ponta, estão as escolas privadas e federais, como as de modelo militar. Avaliadas pelo Pisa, essas instituições, além de não terem os mesmos índices de indisciplina, figuram positivamente em leitura, matemática e ciências. E poderiam, se fossem analisadas isoladamente, ranquear o Brasil em ótimos patamares.
O relatório internacional da Talis está disponível na página da OCDE (***) na internet. O relatório brasileiro da pesquisa, com resultados por unidade da Federação.
Fonte/Referências:
MEC: http://portal.mec.gov.br,
(*) Pisa – Programme for International Student Assessment, uma metodologia internacional que avalia os sistemas de ensino em todo o mundo, medindo o nível educacional de jovens de 15 anos por meio de provas de leitura, matemática e ciências. O exame é realizado a cada três anos pela OCDE. (**) Talis – Teaching and Learning International Survey é a Pesquisa Internacional de Ensino e Aprendizagem, é uma avaliação mundial sobre as condições de ensino e aprendizagem, realizada pela primeira vez em 2008. É coordenada pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, com o objetivo de melhorar as políticas e os resultados educacionais. (***) OCDE é a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico e representa uma estruturação formada por países e parceiros estratégicos dedicados ao desenvolvimento econômico. Os membros pretendem discutir políticas públicas e econômicas que os orientem. Esses países apoiam os princípios da democracia representativa e as regras da economia de mercado. As reuniões realizadas pela organização oportunizam discussões entre seus membros, que, ao trocarem experiências sobre suas atuações governamentais, criam possibilidades a respeito da gestão de políticas em inúmeras áreas, bem como a solução de possíveis problemas.
Publicidade

تعليقات