Com permissão da SETTRAN, Secretaria de Transporte e Trânsito de Itabuna, a Atlântico Transportes alterou o sistema de liberação da cota da meia passagem estudantil.
Audiência Pública da Secretaria de Transporte e Trânsito (SETTRAN)
A mudança causa impacto para os estudantes de escolas e faculdades públicas e particulares da cidade que se queixaram da forma como a forma anterior de tarifação, vinha sendo liberada atendendo a cota mensal a que têm direito.
O sistema de bilhetagem eletrônica estava programado para liberar a gratuidade à meia passagem em duas viagens por dia, independente do horário utilizado pelo estudante, totalizando o direito a uma cota mensal de 60 passes estudantis.
Na grande maioria dos casos a liberação do benefício acontecia dessa forma.
Mas alguns alunos, que estudam em dois turnos, por exemplo, têm direito a uma cota maior e a liberação da cota de meia passagem é feita de acordo com a necessidade do beneficiário.
Mas agora os estudantes terão uma maior flexibilidade para a utilização desse benefício.
Agora, conforme a cota mensal a que têm direito os estudantes eles pagarão a tarifa de R$ 1,85 independente do número de viagens que fizerem por dia.
Quando os créditos acabarem, os estudantes terão que recarregar para poder utilizar o sistema.
Qualquer problema apresentado pelo sistema de cobrança, o estudante deve procurar a sede do SitiCard, na Avenida Manoel Chaves, 2.700, São Caetano.
Se for constatada qualquer intercorrência do sistema, esse estudante será ressarcido do valor cobrado a mais.
A tarifa de R$ 1,85 para os estudantes de Itabuna é altíssima, é verdade que a gratuidade pesa muito na planilha para o cálculos dos valores cobrados, sem contar que o sistema sofre concorrência desleal, não fiscalizada ou coibida pela Prefeitura de Itabuna.
Adauto Ribeiro Repórter (IDN), na Audiência Pública que iniciou as discussões para concessão do transporte coletivo em Itabuna
Está recaindo sobre os estudantes mais carentes da Rede Pública Municipal de Ensino de Itabuna e também dos alunos da Rede Estadual de Ensino aqui da cidade, o ônus de arcar com todas as mazelas do sistema público de transporte coletivo de Itabuna, quando deveriam usufruir de gratuidade plena.
A gratuidade integral da passagem para estudantes de escolas públicas de Itabuna é nossa meta principal de luta para implantação dessa Política Pública, foi o que defendi ontem´(12) na Audiência Pública que iniciou as discussões para concessão do transporte coletivo em Itabuna no auditório da Secretaria de Saúde de Itabuna.
Comments