top of page

TREINAMENTO NO ESTÚDIO DE RÁDIO E TELEJORNALISMO NO SEGUNDO DIA DO CURSO DE FÉRIAS DA UNIME

O fotojornalismo vem do ramo da fotografia, onde a informação é clara e objetivada, através das imagens.


São várias áreas de treinamento durante esta semana, estamos mostrando a área de jornalismo e marketing

Pode também ser considerada uma especialização do jornalismo. Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações.


Já ouviu falar daquele ditado: “Uma imagem vale mais do que mil palavras”? Talvez essa frase seja a melhor explicação para o conceito de fotojornalismo.


Para muitos, o jornalismo tem a função de relatar fatos importantes à sociedade e nos ajudar a sermos cidadãos e seres muito mais conscientes e integrados.


Nessa missão, a fotografia é uma das áreas mais importantes para o bom jornalismo. Ela dá cor e imagem às notícias e ajuda a compreender as situações de forma mais completa, trabalhando em parceria com as palavras.


Aliás, em muitos casos, somente o trabalho do fotojornalista pode possibilitar a compreensão de um fato com sentimento e realidade.


E na Unime, os alunos tem total acesso aos laboratórios e estúdios de fotografia e fotojornalismo para alcançar uma formação acadêmica e profissional de primeiro mundo.

É da mistura entre informar e contar uma história com sensibilidade artística e humana que nasce o conceito de fotojornalismo.


Assim como o jornalista trabalha com as palavras, o fotojornalista dá a notícia através das imagens.


Seja nos livros de história ou nos grandes jornais, com certeza você já viu trabalhos de grandes fotojornalistas que marcaram acontecimentos históricos e ajudaram a entender nosso tempo.


Um dos mais famosos é o fotógrafo Henri Cartier-Bresson, francês que foi um dos pioneiros do fotojornalismo. Com vários registros históricos, ele é fundador de uma das maiores agências de fotojornalismo do mundo, a Magnum.


Outro famoso fotojornalista é o brasileiro Sebastião Salgado, que já registrou grandes momentos, como um ataque a um presidente norte-americano, e já teve sua carreira e vida contadas num filme que concorreu ao Oscar. Vale muito a pena conferir os trabalhos desses dois ícones da fotografia mundial.


O mercado de fotojornalismo fornece muitas possibilidades e estilos. O fotojornalista pode trabalhar em jornais, agências de notícias, canais de conteúdo, etc. Todos os meios que retratem a realidade e distribuam informação ao público geralmente procuram profissionais de fotojornalismo.


Uma boa dica para quem quer iniciar no fotojornalismo é estudar bem sobre essa modalidade e realizar alguns trabalhos independentes, por conta própria, criando o famoso portfólio para mostrar sua visão da realidade a quem se interesse por contratar serviços como esse.


Se quiser iniciar neste universo, escolha um tema de que goste, pesquise, tenha bons equipamentos e conte as histórias desse assunto através das imagens.


Se você gosta de entender e interpretar a realidade, ama fotografia e quer viver experiências diversas, o fotojornalismo pode ser uma ótima área de atuação.


 

Publicidade


Comments


 73 99164-9907

bottom of page