Bônus Regional TLS-BA: estudantes de 26 cidades do Território do Litoral Sul serão beneficiados
Como forma de facilitar o acesso no Ensino Superior de jovens e adultos dos territórios de identidade em que a Uesc e a Ufsb fazem parte, iniciei os estudos para a implantação do Bônus Regional como Política Pública do Processo Seletivo via Enem e vestibular. O Bônus Regional, reconhece a importância da população das cidades onde estas IES estão inseridas como seu principal público.
O Bônus Regional é um fator motivador para o principal público da Instituição participar do processo que vai selecionar os novos estudantes dessas IES inseridas neste território. “Essa opção do Bônus Regional não é pioneira no estado da Bahia.
É uma forma de valorizarmos as questões que envolvem os candidatos que são do entorno das cidades sede dessas IES: Ilhéus e e Itabuna.
Diante disso, os candidatos que comprovarem domicílio eleitoral em uma das 26 cidades que compõem os territórios de Identidade Litoral Sul da da Bahia, vão contar com um acréscimo de 20% na sua nota, para ser somada à pontuação final. Comprovada essa identidade regional, por exemplo, se o candidato teve nota X, ele vai ficar com X+20% na nota final, exemplifica o pró-reitor.
O TLS (Território Litoral Sul da Bahia) é formado por 26 municípios da microrregião cacaueira do sul da Bahia: Almadina, Arataca, Aurelino Leal, Barro Preto, Buerarema, Camacan, Canavieiras, Coaraci, Floresta Azul, Ibicaraí, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapé, Itapitanga, Jussari, Maraú, Mascote, Pau Brasil,Santa Luzia, São José da Vitória, Ubaitaba, Una, Uruçuca.
LICENÇA CREATIVE COMMONS NÃO COMERCIAL*
Souza DA, Gil AC. A Importância da Identidade Regional na Configuração de Clusters Turísticos. Rev. Tur. Anál. [Internet]. 28 de agosto de 2015 [citado 29 de janeiro de 2022];26(2):475-92. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/102854. Autores mantêm os direitos autorais e concedem o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International (CC BY-NC-SA 4.0), permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da sua autoria. Extraído e adaptado em 29.01.2022, por José Adauto Ribeiro da Cruz.