top of page
Adauto Ribeiro

UFSB é mais receptiva ao Bônus Regional que a UESC

Itabuna e Ilhéus já abrigam milhares de estudantes em trânsito e continua abrigando estes estudantes, são pessoas de outras regiões do país que chegam para estudar aqui, selecionados pelo SISU.

Reitoria da UFSB na Praça José Bastos, Itabuna


Com informações de Itabuna Digital News


Muitos destes alunos, oriundos de outras partes do Brasil, desistem de continuar seus estudos aqui por motivos que não vamos abordar agora, o fato é que muitas vagas são queimadas ao longo dos anos.


Isso faz com que muitos alunos com identidade territorial comprovada, fiquem privados destas vagas no ensino superior. É notório que a Bahia possui as piores mascas de desempenho de educação do Brasil.


Na pandemia por exemplo, a Bahia foi o único estado da federação que não adotou a prática do ensino híbrido, parte via Internet, parte semi presencial, são coisas assim em um estado governado por anos pelo PT, que fazem nosso ensino decais e ocupar as últimas posições no Brasil e no mundo.


Já a UESC é uma instituição de ensino superior, considerada excelente, o motivo está claro, o SISU exclui os alunos da região, e canalisa para cá, estudantyes em transitórios pois a nota de corte da UESC torna inviável aos alunos que estudaram aqui em nossa região, ingressarem na universidade.


Em contatos com estas instituições, percebi de imediato uma má vontade da UESC em receber, não só a proposta, mas os próprios alunos de nosso Território Litoral Sul. No caso da UFSB, sempre fui bem recebido, até com entusiasmo sobre a implantação do BÔNUS REGIONAL.


Claro que ninguém aqui está defendendo o fim do SISU, estamos defendendo a criação de Políticas Públicas de Inclusão Social e Acadêmica que respeitem a identidade territorial dos estudantes regionais sem cercear o direito dos estudantes transitórios.


Tenho mantido entendimentos com universidades, governos, alunos e professores, além de políticos, (porque nesse país travado por esta classe, não se faz nada sem a interferência deles) com a finalidade de ajustar e corrigir as distorções sem criar outras.


Para ajudar os estudantes de nossa Identidade territorial, que parecem esquecidos pelas Políticas de Inclusão Social e Acadêmica, iniciei um trabalho junto aos políticos, entidades de classe, pais, parentes, responsáveis e estudantes visando uma mobilização para implantação do BÔNUS REGIONAL em nossas duas universidades públicas instaladas no TERRITÓRIO LITORAL SUL.


Com esse fim tenho mobilizado as forças públicas e privadas do nosso território, o TLS como registro uma de minhas intervenções na Câmara de Vereadores de Itabuna


AO EXCELENTÍSSIMO SENHOR PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL DE ITABUNA ESTADO DA BAHIA
REQUERIMENTO PARA O USO DA TRIBUNA LIVRE DA CÂMARA
Eu, José Adauto Ribeiro da Cruz, portador do RG N° 00.947.903-10/SSP-BA e Título Eleitoral Nº 0362.8262.0566; residente à rua Santo André, Nº 200 no 1º Andar, bairro de Nossa Senhora da Conceição, nesta cidade de Itabuna, CEP 45605-200, estado da Bahia, venho respeitosamente REQUERER a Vossa Excelência minha inscrição para uso da TRIBUNA LIVRE da próxima Sessão Ordinária disponível a ser realizada, conforme Regimento Interno desta Câmara de Vereadores, pelo período de 15 minutos para explanação de assunto de grande relevância acadêmica:
01 - O ingresso de alunos das cidades vizinhas aos cursos universitários das universidades públicas locais, oriundos dos municípios de Itabuna, Buerarema, Ilhéus, Coaraci, Ibicaraí, Ubaitaba, Itajuípe e outros tantos localizados até 100 quilômetros dos centros universitários instalados em nossa micro região, como UESC e UFSB;
02 - A estratégica posição geográfica destes municípios localizados nos eixos de orientação latitudinal, longitudinal e transversal das rodovias, BR-101, BR-251 e BR-415, BA-001 e demais modais, como facilitadores para alavancar o desenvolvimento de competências acadêmicas da região e de Itabuna;
03 – Mobilização do Poder Público e dos demais agentes públicos, políticos e ativistas sociais para abrir uma frente de reinvindicações para a criação de POLÍTICAS PÚBLICAS de INCLUSÃO ACADÊMICA REGIONAL, visando fixar estas competências locais para gerar riqueza e desenvolvimento humano;
03 – Aprimorar o relacionamento entre estas IES (UESC/UFSB) e a comunidade regional visando alcançar a sinergia necessária para o desenvolvimento humano e o incremento do nosso PIB regional.
Para tanto informo meu telefone de contato, (73) 99164-9907, meu e-mail, adauto.jornalismo.bol.com.br.
Itabuna, BA, 25 de novembro de 2021
_________________________________
Assinatura

Que fique bem claro, não combatemos os estudantes em trânsito, somos favorável que nossos alunos estudem em outras regiões e que os estudantes de outros estados também estudem aqui, mas precisamos corrigir algumas distorções geradas pelo SISU, equilibrar as oportunidades de forma democrática e coerente para todos.


 

Comments


bottom of page