top of page
Adauto Ribeiro

É possível que existam elementos e materiais desconhecidos em outros planetas ou asteroides?

A tabela periódica foi planeja para reservar um lugar para cada elemento que possa existir:

Cada elemento tem um número, e eles continuam. Mas além do urânio (nº 92, na linha inferior), eles não ocorrem naturalmente na Terra em grandes quantidades.


Os roxos são todos artificiais, e se você quiser uma grande quantidade de qualquer um dos verdes, terá que fazê-lo em um reator nuclear, embora existam naturalmente em pequenas quantidades.


Além daquela tabela, não conseguimos fazer nada com uma vida longa o suficiente para observar a maioria de suas propriedades.


Os elementos são numerados pelo número de prótons no núcleo: é isso que determina suas propriedades químicas.


Cada um também possui vários nêutrons, que podem variar um pouco.


Os elementos onde existem vários núcleos estáveis ​​com diferentes números de nêutrons são chamados de isótopos, e alguns elementos têm muitos isótopos.


Teoricamente, existe uma "ilha de estabilidade" com alguns núcleos relativamente estáveis ​​com números de prótons e nêutrons realmente altos:

Esse é um tipo diferente de tabela de elementos: o número de prótons no eixo vertical é o mesmo que na tabela periódica, mas mostra todos os isótopos também [N.T.: número de nêutrons no eixo horizontal].


Aquele oval branco é a ilha de estabilidade.


Os elementos dessa região, se puderem ser feitos, devem ter meia-vida longa o suficiente para que se faça algo com eles.


É possível que existam ambientes naturais que produzam esses elementos.


Na verdade, muitos elementos pesados ​​vieram predominantemente de colisões de estrelas de nêutrons, e eles fariam isso:

[N.T.: Azul: fusão no big bang; verde: estrelas com pouca massa morrendo; amarelo: explosão de estrelas massivas; cor estranha: sintetizados por humanos - isótopos não estáveis; cor parecida com um rosa: fissão por raios cósmicos; violeta: fusão de estrelas de nêutrons; cinza: explosão de anãs brancas]


Acontece que eles não ficarão indefinidamente estáveis, e os eventos que produziram todos os elementos pesados ​​que temos aqui foram há tanto tempo que eles já se deterioraram.


Isso significa que não encontraremos nenhum deles em nenhum lugar do sistema solar, porque todos têm quase a mesma idade.


Isso não significa que não vale a pena explorar os asteroides.


Como a Terra começou derretida, a maioria dos elementos mais pesados ​​que a compõem estão agora inacessíveis porque estão no núcleo da Terra — a crosta e o manto.


As camadas superiores estão empobrecidas em elementos pesados.


Alguns desses elementos pesados, especialmente a platina e os outros metais do grupo da platina, são realmente úteis.


É muito provável que haja asteroides com muitas vezes o suprimento total acessível da Terra desses elementos prontamente disponíveis em um único deles.


Quanto aos materiais minerais que não podem se formar na Terra porque não temos as condições certas são, sem dúvida, possíveis.


Mas eles serão feitos dos elementos que conhecemos.


 

Comentarios


bottom of page