top of page

Luz, sombras e reflexos

Não Há Visão Sem Luz


Se a luz não toca a área, como nós podemos ver algo que está na sombra? Como nós vemos algo em um dia nublado, quando tudo está sob a sombra das nuvens. Isso é resultado da luz difusa.


Efeitos intensos de luz, sombras e reflexos na imagem

Imagem A3


A luz direta e a luz refletida como coisas totalmente diferentes. Podemos dizer que há a luz direta que deixa a superfície brilhante, e que a luz refletida pode ocorrer, dando um pouco de luz à área na sombra.


Isso não é completamente verdade, no entanto. Basicamente tudo o que vemos é luz refletida. Se vemos algo, é na maioria porque a luz está sendo refletida a partir dele. Você pode ver luz direta apenas se você estiver olhando diretamente para a fonte de luz.


Imagem B3


Mas para tornar isso ainda mais correto, nós precisamos trazer algumas definições. Um raio de luz atingindo uma superfície pode se comportar de algumas maneiras, dependendo de que tipo de superfície é.

  • Quando um raio é refletido pela superfície no mesmo ângulo é chamada de reflexão especular.

  • Se um pouco da luz penetra na superfície, ela pode ser refletida por suas micro estruturas, criando um ângulo confuso, resultando numa imagem difusa. Isso é chamado de reflexão difusa.

  • Alguma luz pode ser absorvida pelo objeto.

  • Se um raio absorvido consegue sair, ele é chamada de luz transmitida.

Por hora, vamos focar na luz difusa e especular apenas, já que elas são muito importantes.


Imagem C3


Se uma superfície é polida e tem uma microestrutura de bloqueio de luz adequada, o raio que atinge será refletido no mesmo ângulo. Reflexões especulares criam um efeito espelho, não apenas a luz direta é refletida perfeitamente, o mesmo acontece com os raios "indiretos" (movendo da fonte de luz, batendo no objeto, e atingindo a superfície). Uma superfície quase perfeita para uma reflexão especular total é, com certeza, o espelho, mas alguns materiais dão um bom efeito também (metais e água por exemplo).


Efeitos médios de luz, sombras e reflexos na imagem

Imagem A2


Enquanto a reflexão especular cria uma imagem perfeita do objeto refletido graças ao ângulo correto, a reflexão difusa é mais interessante. Ela é responsável pela cor (nós vamos falar sobre isso em mais detalhes na próxima parte dessa série) e ilumina o objeto de uma maneira mais suave. Então, basicamente, ela deixa o objeto visível sem queimar seus olhos.


Imagem B2


Os materiais tem vários fatores de reflexão. A maioria deles vai espalhar (e absorver) uma grande parte da luz, refletindo apenas uma pequena parte como especular. Como você provavelmente já adivinhou, superfícies brilhantes tem um alto fator de reflexão especular do que as foscas.


Imagem C2


Quando olhamos para a imagem, você pode ter a impressão de que há apenas um ponto na superfície brilhante onde a reflexão especular ocorre. Isso não é completamente verdadeiro. Ela ocorre onde quer que a luz bata na superfície, mas há apenas um raio especular atingindo seus olhos por vez.


Efeitos de luz, sombras e reflexos na imagem

Imagem A1


Aqui está um experimento simples que você pode fazer. Crie uma fonte de luz (use seu celular ou uma lâmpada) e posicione de modo que ela ilumine uma superfície brilhante de cima e crie uma reflexão. Não precisa ser uma reflexão muito forte ou vívida, apenas certifique-se de que consiga vê-la. Agora dê um passo para trás, olhando para o reflexo o tempo todo. Você consegue ver como ele se move? Quanto mais perto você está da fonte de luz, mais agudo é o ângulo. Ver a reflexão diretamente sob a fonte de luz é impossível a menos que você seja a fonte de luz.


Imagem B1


Bom, aqui vem a regra número dois. A posição do observador influência a sombra. A fonte de luz pode ser fixa, o objeto pode ser fixo, mas cada observador vai vê-la um pouco diferente. É óbvio quando você pensa sobre perspectiva, mas nós raramente pensamos na luz dessa forma. Com toda honestidade, você já pensou sobre o observador quando configura a luz?


Como curiosidade: você já imaginou alguma vez o porquê nós tendemos a pintar uma grade branca em objetos brilhantes? Agora você deve ser capaz de responder essa pergunta por você mesmo. Também, agora você sabe como o glitter funciona.


Imagem C1


É comum se tratar a luz como uma adição à figura, uma criadora de atmosfera. Nós podemos facilmente ter a impressão de que o objeto tem uma forma universal, e então com a luz adequada nós podemos mudar o humor da ilustração. A verdade é que sem a luz não haveria nada para pintar! Até você entender isso, você está atirando no escuro.


Concentre-se a ver a arte de ver a luz, sombras, reflexos.


O que é Sombra?


Para simplificar, a sombra é uma área intocada pela luz direta. Quando você fica na sombra, você não é capaz de ver a fonte de luz. Isso é óbvio e certo.


Apenas luz direta cria uma sombra afiada, facilmente definida. Quando a fonte de luz é maior (mais espalhada), a sombra ganha uma borda borrada em degradê.


O fenômeno é responsável também por sobras supostamente múltiplas vindo de uma única fonte de luz também. Esse tipo de sombra é mais natural, por isso fotos tiradas com flash parecem tão nítidas e estranhas.


 

Commentaires


 73 99164-9907

bottom of page